Quem tiver 40 anos ou mais e ainda não tenha levado a primeira dose da vacina contra a covid-19 pode agora fazê-lo em regime de "casa aberta".

A extensão da modalidade foi anunciada esta quarta-feira pela task force de vacinação, que esclarece que esta modalidade se destina àqueles que não tenham sido infetados com o vírus nos últimos seis meses.

A modalidade “casa aberta” já se encontra disponível para a vacinação de primeiras doses de utentes não estejam agendados, com idade igual ou superior a 40 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Para ser vacinado nesta modalidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro de Vacinação COVID correspondente ao  Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos para esta modalidade do respetivo Centro de Vacinação COVID", esclarece a nota da task force. 

Os horários de funcionamento da “casa aberta” nos Centros de Vacinação COVID podem ser consultados aqui.

A modalidade “casa aberta”  permite assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação", recorda a task force.

Portugal já tem 42% da população totalmente imunizada contra a covid-19, tendo vindo progressivamente a alargar a campanha de vacinação às faixas etárias mais jovens.

António Guimarães