A task force de vacinação contra a covid-19 informou esta terça-feira que as pessoas que tenham sido infetadas podem ser vacinadas três meses após a recuperação da doença.

Estes utentes vão poder fazê-lo a partir de 1 de setembro, recorrendo à modalidade "Casa Aberta", cujos horários estão disponíveis aqui.

Será possível a partir de amanhã, dia 1 de setembro, a vacinação de todos os utentes recuperados após 90 dias da notificação do caso. Para tal basta que esses utentes se desloquem a qualquer centro de vacinação de Portugal continental à sua escolha, recorrendo à modalidade “Casa Aberta””, adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Segundo a task force, esta possibilidade resulta de uma decisão da Direção-Geral da Saúde que “será vertida numa alteração à norma 002/2021 a divulgar oportunamente”.

Até agora, a norma em causa previa que os recuperados da covid-19 há pelo menos seis meses podiam ser vacinados com uma dose de vacina, exceto nos casos de pessoas com imunossupressão. Para estas situações, está prevista a vacinação completa.

Os dados nacionais mais recentes indicam que Portugal tem já 72% da população com a vacinação completa e 80% com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

António Guimarães