Esta manhã, o Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a covid-19 dizia que as pessoas com mais de 45 anos já podiam escolher a data e o local em que pretendiam ser vacinadas. No entanto, depois de se colocar a data de nascimento e se avançar com o processo, a plataforma dava erro. 

Este aviso é que, na verdade, estava certo. As pessoas com 40 anos ou mais só começam a ser vacinadas a partir de domingo, dia 6 de junho, confirmou o Ministério da Saúde. Neste momento, continuam a ser vacinadas as pessoas com 50 ou mais anos.

Após o contacto da TVI, o erro foi corrigido e a pergunta voltou a ser dirigida aos mais de 50 anos: "Tem 50 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a)?".

A TVI também tentou contactar os Serviços Partilhados no Ministério da Saúde, mas não obteve qualquer resposta até ao momento. 

O processo de autoagendamento, como sabe, é sempre o mesmo:

  • Assim que escolher o local de vacinação, vai-lhe ser apresentada a primeira data disponível, podendo aceitá-la ou escolher uma outra que lhe seja mais conveniente. 
  • No caso de não haver nenhuma data disponível, pode optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma outra data num outro local.
  • Caso tenha corrido tudo bem, ou seja, caso tenha conseguido agendar o dia e o local, vai depois receber um SMS pelo número 2424 com a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. 
  • Depois, no dia agendado, é só deslocar-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.

Recorde-se que este formulário destina-se apenas à primeira inoculação da vacina contra a covid-19.

Cláudia Évora