Metade do país já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19 e mais de 30% já completaram o esquema de vacinação, anunciou o Ministério da Saúde, nesta sexta-feira.

Até agora, foram inoculadas cerca de 7,8 milhões de vacinas no continente, que permitiram iniciar o esquema vacinal em quase cinco milhões de pessoas, mais de três milhões das quais já têm a sua vacinação completa (quer porque tomaram duas doses de vacinas com esquema vacinal de duas doses, quer porque tomaram uma dose de vacina da Janssen)", indica.

Segundo a tutela, o "país está, assim, cada vez mais perto de alcançar a meta definida de ter 70% da população vacinada, com pelo menos uma dose, durante o mês de agosto".

Só nesta sexta-feira, e até às 17:00 horas, foram administradas em Portugal continental 111.000 doses, de acordo com os últimos dados da task force.

No total foram já administradas 7,794 milhões de doses: 4,735 milhões de portugueses já receberam a primeira dose e 3,059 milhões já completaram o processo de vacinação.

Esta semana, o coordenador da task-force, Gouveia e Melo, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose a 8 de agosto, por causa de adiamentos nalgumas entregas de vacinas por parte das farmacêuticas.