Portugal bateu um novo recorde de vacinas administradas num só dia esta terça-feira, segundo a ministra da Saúde, durante uma audição no Parlamento. Foram "mais de 150 mil", avançou Marta Temido.

Em concreto, e segundo informação recolhida pela TVI junto da task force de vacinação, foram mais de 154 mil as doses administradas na terça-feira.

Já na segunda-feira tinham sido administradas mais de 141.500 doses, como avançou a TVI, o que significa que, em dois dias, Portugal vacinou mais de 297 mil pessoas, informou a task-force coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

No Parlamento, Marta Temido sublinhou o "esforço gigantesco" que está a ser feito no plano de vacinação, apelando à "compreensão" dos portugueses.

A ministra sublinhou que o Governo quer fazer "esta corrida contra a variante Delta através da vacinação e não através de outras medidas".

“Sabemos que têm sido utilizadas as soluções que em cada momento são as mais eficientes."

Os números da vacinação nos últimos dois dias vão de encontro ao plano traçado pela task-force, que se comprometeu a administrar 1,7 milhões de doses em duas semanas, numa altura em que a pandemia volta a agravar-se no país, nomeadamente entre a população mais jovem.

Precisamente por isso, as autoridades alargaram já a vacinação às pessoas com mais de 18 anos, sendo já possível aos que têm mais de 27 anos autoagendarem a vacinação.

Catarina Pereira