A Diretora-Geral da Saúde anunciou, esta quarta-feira, que os recuperados da covid-19 vão começar a ser vacinados assim que os maiores de 60 anos estiverem todos vacinados, ou seja, no final de maio.

Estas pessoas, que já tiveram covid-19, só serão vacinadas com uma dose, porque já têm, em parte, uma imunidade natural.

“Nessa altura [quando os maiores de 60 estiverem todos vacinados], vamos começar a vacinar os recuperados. E vamos começar por quem teve a doença há mais de 6 meses, a contar da data em que recuperaram.”

Graça Freitas explicou que, durante seis meses, há evidência científica "muito forte" de que "a imunidade é muito boa", "até melhor do que a vacina".

Apesar das críticas, a DGS garantiu que "as pessoas que tiveram covid-19 e recuperaram nunca foram esquecidas no plano".

"Uma enormíssima maioria, para não dizer a totalidade, tem de facto imunidade contra a doença. Foi uma opção, quando começámos, com escassez de vacinas. Não fazia sentido administrar a pessoas já com imunidade."

Catarina Pereira