As pessoas com 55 anos ou mais já podem dirigir-se ao Portal do Auto-Agendamento para Vacinação contra a covid-19 e marca a data da sua vacina.

Até agora esta possibilidade estava apenas aberta para as pessoas acima dos 60 anos. Agora, quem tem 55 anos ou mais e ainda não foi vacinado já pode fazer o autoagendamento da vacina contra a covid-19 no site da Direção-Geral da Saúde.

“Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a covid-19, informa-se que está disponível, desde o dia de hoje, a possibilidade de auto-agendamento para idades iguais ou superiores a 55 anos”, refere a ‘task force’ num comunicado enviado às redações.

A medida de alargamento da idade surge apenas quatro dias depois de se ter aberto no domingo a marcação para maiores de 60 anos, numa evolução que traduz o período de intensificação da vacinação.

Segundo o calendário da ‘task force’, as vacinações para esta nova faixa etária só deverão começar a partir do próximo dia 24 de maio.

Como agendar a sua vacina?

Deve entrar no Portal do Auto-Agendamento no site da DGS.

Assim que escolher o local de vacinação, vai-lhe ser apresentada a primeira data disponível, podendo aceitá-la ou escolher uma outra que lhe seja mais conveniente. 

No caso de não haver nenhuma data disponível, pode optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma outra data num outro local.

Caso tenha corrido tudo bem, ou seja, caso tenha conseguido agendar o dia e o local, vai depois receber um SMS pelo número 2424 "com a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido"

Depois, no dia agendado, é só deslocar-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.

Recorde-se que este formulário destina-se apenas à primeira inoculação da vacina contra a covid-19.

/ MJC