Portugal bateu esta quinta-feira o recorde de vacinação contra a covid-19, depois de terem sido administradas 158 mil doses.

A informação foi avançada à TVI24 pela task force que coordena o processo de vacinação em Portugal, que referiu uma marca que "só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais dos centros de vacinação que dão, diariamente, o seu melhor".

Foi assim conseguido o objetivo de vacinar mais de 600 mil pessoas em apenas quatro dias. Mais concretamente, foram 611 mil as pessoas inoculadas, numa altura em que a vacinação avança a um elevado ritmo, até porque a pandemia está a agravar-se em Portugal.

Portugal está a acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país, estando disponível as modalidades de agendamento por mensagem SMS e telefonema, de “casa aberta” sem marcação prévia e de antecipação da segunda dose da vacina da AstraZeneca.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.