Autarquia não paga transporte de crianças porque não quer escolas fechadas - TVI

Autarquia não paga transporte de crianças porque não quer escolas fechadas

Escola (arquivo)

Alunos têm viajado em táxis pagos pelo ministério da Educação

O presidente da Câmara de Valpaços, Francisco Tavares, discordou do encerramento de algumas escolas primárias antes da conclusão do centro escolar e, por isso, não está a assegurar o transporte das crianças dessas localidades, avançou à Lusa.

«Havia um acordo entre a Associação Nacional de Municípios e o Ministério da Educação para não encerrar as escolas primárias antes do Centro Escolar de Valpaços estar concluído, mas não foi isso que aconteceu», adiantou.

Por isso, «a autarquia continua a não assegurar o transporte das crianças das localidades onde as escolas primárias foram encerradas».

O Centro Escolar de Valpaços ainda está em fase de conclusão e, «mesmo assim, o Ministério da Educação avançou com a decisão de encerrar as escolas».

Desta forma, «enquanto o centro escolar não entrar em funcionamento a autarquia continuará a não custear o transporte dos miúdos».

Desde que começou o ano lectivo, o transporte dos alunos de Água Revés, Canavezes, Possacos e Valverde para a escola de acolhimento está a ser feito em táxis pagos pelo Ministério da Educação.

Aliás, para Francisco Tavares, «as escolas para onde vão as crianças não têm melhores condições do que as suas antigas escolas primárias que encerraram».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE