Prepare-se! Vem aí a depressão Glória e traz rajadas de 110 km/h - TVI

Prepare-se! Vem aí a depressão Glória e traz rajadas de 110 km/h

  • AM
  • 17 jan 2020, 20:08
Mau tempo

Para além da Glória, uma outra depressão, à qual não foi dado nome, vai trazer chuva ou aguaceiros, por vezes fortes na região Centro até ao início da manhã

Uma nova depressão, Glória, vai passar no domingo por Portugal continental, onde é esperado o aumento da intensidade do vento, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas, avisou hoje o IPMA.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado, dia em que o território continental será atingido por um sistema frontal associado a uma outra depressão, à qual não foi dado nome, está previsto chuva ou aguaceiros, por vezes fortes na região Centro até ao início da manhã, e vento pontualmente forte, com rajadas até 70 quilómetros/hora entre os cabos Espichel e Mondego e até 100 quilómetros/hora nas terras altas.

Em comunicado, o IPMA, que faz as previsões meteorológicas, refere ainda, para sábado, a possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros, assinalando que a depressão em causa "será absorvida na circulação da depressão Glória a noroeste da Península Ibérica".

O tempo seco, associado a uma "descida generalizada" das temperaturas, voltará no domingo e estende-se durante o início da próxima semana, com vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e rajadas até 110 quilómetros/hora nas terras altas.

Em dezembro, Portugal continental foi atingido pelas depressões Elsa e Fabien. A passagem da depressão Elsa causou três mortos e deixou mais de 100 pessoas desalojadas, além de danos em habitações, linhas de comboio, estradas e rede elétrica.

IPMA estende aviso amarelo a Santarém devido à chuva forte

O distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo na próxima madrugada devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, à semelhança do que já acontecia com os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, foi anunciado esta sexta-feira.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e 06:00 de sábado por causa da previsão de “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”.

Esta manhã, o IPMA já tinha colocado sob aviso amarelo durante a próxima madrugada os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, igualmente devido à previsão de chuva.

O IPMA também tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa do vento forte, prevendo-se rajadas de 90 a 100 quilómetros por hora entre as 03:00 e as 21:00 de sábado.

Ainda sob aviso amarelo estão os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima da cota de 1.600 metros entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sábado e entre as 15:00 de sábado e as 00:00 de domingo.

O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continue a ler esta notícia