Parceria <b>PDiário/RCP</b>: a análise da semana - TVI

Parceria <b>PDiário/RCP</b>: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 14 dez 2007, 16:59
Parceria PD/RCP

Ouça aqui o comentário no programa «Via Porto». Todas as sextas-feiras na edição regional do Porto

O PortugalDiário e o Rádio Clube Português, através do programa «Via Porto», mantêm um espaço de parceria entre as 16 e as 17 horas, todas as sextas-feiras, na emissão regional do Porto. Uma análise das notícias que marcaram a actualidade, feita pelos jornalistas da redacção do PortugalDiário.

Esta semana, o comentário coube aos jornalistas Filipe Caetano e Sara Marques, que escolheram destacar dois temas: o regresso da violência à noite do Porto e a assinatura do Tratado de Lisboa.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

A morte de mais um segurança aumentou o sentimento de insegurança e fez surgir críticas de vários sectores à actuação da PJ. Ainda esta semana, o Procurador-Geral da República nomeou uma equipa especial para investigar os crimes ligados à noite do Porto.

Destaque ainda para a assinatura do Tratado de Lisboa, a grande bandeira da presidência portuguesa da União Europeia. O que muda com este documento e a realização ou não de referendo para a ratificação foram algumas das questões abordadas.

Na segunda-feira, o Presidente da República promulgou a lei do regime de responsabilidade civil extra-contractual do Estado, por considerar que um segundo veto não alteraria a posição da maioria dos deputados.

Ainda na segunda-feira, o Ministério da Administração Interna autorizou a Câmara Municipal do Porto a instalar um sistema de videovigilância na zona histórica.

Na terça-feira, o Primeiro Ministro anunciou, durante o debate mensal no Parlamento, o novo modelo de gestão das escolas. A selecção do director passará a ser feita por concurso.

Na quarta-feira, o Ministro Mário Lino anunciou o aumento do preço das tarifas dos transportes públicos, que entra em vigor a 1 de Janeiro. Será de 3,9 por cento.

Na quinta-feira foi assinado o Tratado de Lisboa.
Continue a ler esta notícia