Parceria PDiário/RCP: a análise da semana - TVI

Parceria PDiário/RCP: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 2 nov 2007, 17:55
Parceria PD/RCP

Os principais temas em destaque no «Via Porto» do Rádio Clube

A criminalidade violenta está a aumentar no Porto. O deputado do PSD Agostinho Branquinho fala mesmo em faroeste. Mas os polícias também se queixam. Foi por este tema que começou a análise da semana do PortugalDiário no «Via Porto» do Rádio Clube Português, a cargo das jornalistas Luisa Melo e Sara Marques.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

Outra notícia a marcar esta sexta-feira é o projecto que o Ministério da Administração Interna está a analisar para acabar com a sinistralidade rodoviária. O objectivo é premiar os bons condutores e castigar os infractores com a vergonha pública de ter um dístico vermelho no pára-brisas.

Na análise à semana dia a dia, início na segunda-feira, com uma notícia que chocou o país. Um homem de 42 foi encontrado morto amarrado a um carro e a um gradeamento de um café. A morte terá resultado de uma brincadeira de mau gosto.

Ainda na segunda-feira, a notícia de um centro comercial quer criou lugares de estacionamento só para mulheres. São mais largos do que os outros e estão pintados de cor de rosa. O centro diz que é uma «gentileza» para as clientes, mas a medida não agrada a muitas mulheres que se sentem ofendidas com a insinuação de que precisam de lugares mais largos.

Apesar do calor que ainda se faz sentir a Direcção Geral de Saúde alerta para a vacinação contra a gripe. É que como o tempo tem estado bom, os portugueses têm adiado a prevenção para o Inverno.

Na terça-feira, um taxista foi degolado em Gaia por um cliente na sequência de um assalto. As associações queixam-se da insegurança e apontam os sistemas de segurança como solução, mas pedem ajuda do Governo para suportar os custos.

Na quarta-feira, e após quatro meses e meio de julgamento foi conhecida a sentença dos atentados de 11 de Março em Madrid. Foi altura para os sobreviventes, os familiares das vítimas e o mundo recordar todo o horror. Mas no final o ambiente geral era de contestação e revolta.

Também na quarta-feira, o caos instalou-se nos acessos ao Porto para quem vinha de Sul. Uma série de acidentes obrigou ao corte da A 29 durante 9 horas.

Na quinta-feira, o tema foram as alterações ao Estatuto do Aluno que causaram polémica esta semana e muitas críticas por parte da oposição. O CDS-PP pediu a demissão da ministra da Educação e esta respondeu com um «não» muito claro

Notas finais

Na recta final da análise da semana, espaço para uma sugestão. É a última oportunidade para visitar a exposição Dali no Porto que encerra este domingo e já foi vista por mais de 85 mil pessoas, desde Agosto. A mostra está patente no Palácio do Freixo e os bilhetes custa 4 euros para o público em geral e 2 euros para clientes da Caixa Geral de Depósitos, pessoas com mais de 65 anos e estudantes. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
Continue a ler esta notícia