Parceria PDiário/RCP: a análise da semana - TVI

Parceria PDiário/RCP: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 9 nov 2007, 18:22
Parceria PD/RCP

Os principais temas em destaque no «Via Porto» do Rádio Clube

Marco António Costa anunciou a sua candidatura à liderança do PSD-Porto. O braço direito de Luís Filipe Menezes surge como o único candidato à liderança distrital do segundo maior partido português, com um olho nas difíceis batalhas que se vão travar em 2009. Foi por este tema que começou a análise da semana do PortugalDiário no «Via Porto» do Rádio Clube Português, a cargo dos jornalistas Filipe Caetano e Sara Marques.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

Outra notícia a marcar esta sexta-feira são as novas regras nas juntas médicas. Depois de vários casos de pessoas doentes obrigadas a ir trabalhar por lhes ter sido recusada a reforma, as juntas médicas vão passar a ser compostas exclusivamente por médicos.

Na análise à semana dia a dia, segunda-feira ficou marcada com a notícia do acidente que chocou o país: 16 pessoas morreram, 22 ficaram feridas. Quatro dias depois, ainda pouco se sabe sobre a forma como o acidente ocorreu.

Terça-feira foi dia de debate parlamentar, com o tão esperado confronto entre José Sócrates e Pedro Santana Lopes. Houve quem falasse em fracasso, outros apelidaram o duelo como se tratasse de um combate de wrestling. A verdade é que ninguém ficou indiferente.

Ainda na terça-feira, foi detido no Porto um alegado terrorista. O alerta surgiu das autoridades italianas. Depois da suspeita da ETA, Portugal parece estar sob ameaça.

Na quarta-feira surgiu a notícia de mais um caso de tiroteio em escolas. Desta vez, aconteceu na Finlândia. Um aluno matou oito pessoas e suicidou-se em seguida.

Na quinta-feira, soube-se que desde 1999 há um arguido no caso de Rui Pedro, o menino de Lousada desaparecido há nove anos. A família ainda tem esperança de que o jovem apareça e fala em novos desenvolvimentos todos os dias. O arguido também espera que o caso se esclareça para provar que é inocente.

Notas finais

Na recta final da análise da semana, espaço para uma sugestão. Durante uma semana, Guimarães torna-se a meca do jazz, num festival a não perder. A outra sugestão fica adiada. Novo centro comercial do Porto suspendeu inauguração devido a um pequeno incêndio.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE