Parceria PDiário/RCP: a análise da semana - TVI

Parceria PDiário/RCP: a análise da semana

  • Portugal Diário
  • 23 nov 2007, 19:51
Parceria PD/RCP

Ouça aqui o comentário no programa «Via Porto». Todas as sextas-feiras na edição regional do Porto

Relacionados
O PortugalDiário e o Rádio Clube Português, através do programa «Via Porto», mantêm um espaço de parceria entre as 16 e as 17 horas, todas as sextas-feiras, na emissão regional do Porto. Uma análise das notícias que marcaram a actualidade, feita pelos jornalistas da redacção do PortugalDiário.

Esta semana, o comentário coube às jornalistas Sara Marques e Cláudia Rosenbusch, que escolheram para tema da semana, o processo Casa Pia.

Clique em audio para ouvir a totalidade do programa.

A violenta explosão que fez tremer a cidade de Setúbal deixando 40 pessoas feridas e causando danos avultados na zona envolvente. Esta é a notícia que marca o dia de sexta-feira, numa altura em que a polícia está no local para apurar as causas.

Na análise da semana dia-a-dia, segunda-feira foi marcada pela notícia de que o Tribunal da Relação de Lisboa deu razão a um Hotel que dispensou o cozinheiro infectado com o vírus HIV. A decisão dividiu a própria classe médica.

Ainda na Segunda-feira foi lançada a campanha do INEM para evitar as chamadas falsas. Foram milhares de casos no ano passado. Brincadeiras que podem custar vidas.

Na terça-feira, O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou que a pequena Esmeralda terá de ser entregue definitivamente ao pai biológico no Natal. A notícia levou a equipa de pedopsiquiatras a abandonarem o acompanhamento à menor, alegando que a decisão do Tribunal potencia riscos de «doença mental» para a criança.

Na quarta-feira, a prática de auto-mutilação por vários jovens da zona de Aveiro. Usam a dor física como escape dos problemas e desgostos. As famílias não suspeitam que isto está a acontecer.

Na quinta-feira, o Procurador-Geral da República disse em entrevista à «Visão» que não aceitará ser um procurador dependente do poder político». Pinto Monteiro garante que começa a haver sinais de que pode estar em perigo a autonomia do Ministério Público.

Nas notas finais, falou-se dos três anos do julgamento do processo Casa Pia e dos brinquedos perigosos. Como sugestão musical, o concerto de David Fonseca na Casa das Artes em Famalicão.

Ouça o comentário na íntegra clicando no áudio imediatamente abaixo da imagem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados