Os bombeiros que combateram o incêndio de Monchique foram aplaudidos pelos populares no momento em que se preparavam para deixar o Algarve. 

O momento foi registado na noite de sábado e divulgado nas redes sociais.

O vídeo partilhado pela bombeira da corporação de Algés, Alexandra Gouveia, é de apenas um minuto, mas foi vivido com intensidade.

Sentimento de orgulho de poder estar lá e poder contribuir... e depois também pelo agradecimento dos populares terem reconhecido o nosso trabalho, dedicação e esforço", contou Alexandra à TVI24.  

Ricardo Cavado, bombeiro de Cacilhas, que seguia na mesma coluna, disse à TVI24 que os aplausos tiveram início assim que começaram a descer a serra de Monchique em direção a Silves. E confessou à TVI24 ter ficado “sem palavras” pelo reconhecimento da população. 

Para os bombeiros conseguir dominar um fogo com aquela dimensão foi "muito bom", mas ver o "gesto dos populares também foi muito gratificante"

Ao longo dos oitos dias de combate às chamas foram mais de 1.300 os operacionais que passaram pela região afetada. As chamas destruíram 27 mil hectares e fizeram 41 feridos.