Arquitecto Souto Moura vence Pritzker 2011 - TVI

Arquitecto Souto Moura vence Pritzker 2011

É o segundo português a ser laureado com este galardão. Álvaro Siza Vieira recebeu-o em 1992

Actualizada às 20h10

O arquitecto português Eduardo Souto Moura foi, esta segunda-feira, distinguido com o Pritzker 2011, o maior prémio da arquitectura e considerado por muitos o Nobel da arquitectura. A informação foi confirmada ao tvi24.pt pelo atelier do arquitecto, no Porto.

Souto Moura é o segundo arquitecto português a receber este galardão. Álvaro Siza Vieira foi agraciado em 1992.

Eduardo Souto Moura, de 58 anos, nasceu no Porto e iniciou a carreira colaborando precisamente com o arquitecto Álvaro Siza Vieira, entre 1974 e 1979. Entre os projectos mais mediáticos desenvolvidos por Souto Moura, contam-se o Estádio Municipal de Braga, construído para o Euro 2004, e a Casa das Histórias, o museu da pintora Paula Rego, em Cascais.

Eduardo Souto Moura ganhou o Prémio Pritzker de Arquitetura 2011 pelo «rigor e precisão», anunciou a Fundação Hyatt, promotora do galardão, citada pela Lusa. Este prémio anual, criado em 1979, tem como objectivo distinguir um arquitecto vivo.

No ano passado a Fundação Hyatt distinguiu a dupla de japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

Felicitações de Cavaco

O Presidente da República felicitou Souto de Moura pela atribuição do Prémio Pritzker, sublinhando que se trata de uma distinção que «honra Portugal».

«Felicito vivamente o arquitecto Eduardo Souto Moura, a quem acaba de ser atribuído o Prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura», lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado que foi divulgada no site da Presidência da República.

Sublinhando que Souto Moura é autor de importantes obras reconhecidas quer em Portugal, quer internacionalmente, Cavaco Silva refere que Souto Moura faz parte do «grupo de arquitectos que mais têm contribuído para a afirmação da arquitectura portuguesa contemporânea».

«Quero, por isso, apresentar-lhe, em meu nome pessoal e dos portugueses, sinceros parabéns por esta distinção que tanto honra Portugal», acrescenta ainda Cavaco Silva.

Elogios do ministério

O Prémio Pritzker atribuído ao arquitecto Eduardo Souto de Moura «sublinha e homenageia a singularidade da sua intervenção artística [e] a consistência das suas criações», afirma uma nota do Ministério da Cultura.

Na mesma nota, a ministra e o secretário de Estado da Cultura afirmam que a distinção assinala «a qualidade de uma assinatura muito própria, consolidada a nível nacional e internacional ao longo de três décadas, que muito enobrece a arquitectura contemporânea portuguesa e eleva a nossa cultura ao mais alto patamar internacional».

«Trata-se de um reconhecimento que se espera venha a contribuir não apenas para inspirar novas gerações de jovens arquitectos, mas também para estimular o interesse de mais concidadãos pela arquitectura portuguesa», lê-se na mesma nota.
Continue a ler esta notícia