Chamas cercaram casas em Braga - TVI

Chamas cercaram casas em Braga

Três incêndios merecem maior atenção dos bombeiros

ACTUALIZADA ÀS 13h56

Um incêndio lavrou cerca de 16 horas em Morreira, Braga, e as chamas chegaram a cercar as casas. O fogo foi entretanto extinto, decorrendo neste momento as operações de rescaldo, informou à Lusa o comandante operacional.

Segundo António Cerqueira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, neste incêndio terão ardido «muito mais de 30 hectares».

António Cerqueira explicou que o combate às chamas foi dificultado pelo vento forte e irregular, mas garantiu que, graças à acção dos bombeiros, não chegou a ameaçar habitações.

No entanto, o responsável criticou os proprietários pela falta de limpeza, que é obrigatória por lei.

«Estão-se literalmente marimbando e só quando vêem o fogo é que gritam: aqui d'el rei que a minha casa vai ser queimada. É o que se chama só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja», referiu.

O combate às chamas envolveu 96 homens, 28 veículos operacionais e dois meios aéreos.

Já em S. João do Monte, concelho de Nelas, distrito de Viseu, começou às 7h41 um incêndio em mato, eucaliptal e pinhal que continua com uma frente activa.

Estão a combater este fogo 76 operacionais, apoiados por 18 viaturas e um helicóptero.

De acordo com o site da Protecção Civil, 101 bombeiros e oito membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, ajudados por 28 veículos operacionais e três meios aéreos, combatem também um incêndio em mato, iniciado às 10h05, com uma frente activa, na Póvoa de Luzianes, no concelho de Nelas, no distrito de Viseu.
Continue a ler esta notícia