Coimbra larga 1.500 balões contra o cancro da mama na região - TVI

Coimbra larga 1.500 balões contra o cancro da mama na região

Há mais casos de cancro da mama mas mortalidade baixou

Surgem anualmente em Portugal cinco mil casos

Uma largada de 1.500 balões do Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) assinalou esta quarta-feira, às 12:00, naquela cidade, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

A ação, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), integra-se na iniciativa «Um balão, uma vida», que consistiu no lançamento em simultâneo de cinco mil balões cor-de-rosa, em cinco cidades do país, para alertar para os cinco mil casos de cancro da mama que surgem anualmente em Portugal.

O milhar e meio de balões lançados em Coimbra «correspondem, de algum modo, aos cerca de 1.500 casos de cancro da mama» que surgem por ano na região Centro, referiu o reitor da UC, João Gabriel Silva.

A UC associou-se, por vários motivos e «com muita satisfação», à iniciativa da LPCC, mas também porque a ação «tem uma função similar à da Universidade, que é essencialmente transmitir conhecimento», sustentou o reitor.

Sublinhando a necessidade de prevenir e a importância de a doença ser detetada precocemente, Maria de Lurdes Palaio, da direção do Núcleo Regional do Centro (NRC) da LPCC e coordenadora Regional do Movimento Vencer e Viver, apelou às mulheres para fazerem periodicamente o rastreio do candor da mama.

«Pretende-se chamar a atenção de toda a cidade», incluindo a comunidade universitária, disse, aos jornalistas, Vítor Rodrigues, da direção do NRC da LPCC.

Este «momento simbólico de grande impacto visual» visa contribuir para passar a mensagem de que cinco mil novos casos de cancro da mama em cada ano é um número avassalador, mas cujo «impacto pode ser menorizado», já que, com a deteção precoce, a probabilidade do tratamento ser eficaz e bem-sucedido é muito mais elevada, salientou aquele responsável.

Além de Coimbra, estavam previstas, para a mesma hora, largadas de balões em Lisboa, Porto, Funchal e Angra do Heroísmo.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE