Dentistas: ADSE burlada em quase 200 mil euros - TVI

Dentistas: ADSE burlada em quase 200 mil euros

Esquema de inflação das faturas envolve, pelo menos, 65 pessoas. Julgamento teve início esta manhã

São, pelos menos, 65 os acusados de burlar em quase 200 mil euros a ADSE - 63 funcionários das Águas do Porto e um casal proprietário de uma clínica dentária.

O alegado esquema de inflação das faturas do dentista resultava em apresentar contas de tratamentos dentários que, ou não tinham sido realizados ou eram, na realidade, muito mais baratos do que constavam nos recibos.

Por exemplo, uma funcionária das Águas do Porto fez tratamentos dentários na Clínica de Sto. Ildefonso que apenas lhe davam direito a uma comparticipação de 203 euros. Mas, segundo o «Jornal de Notícias», acabou por receber 5.355 euros, ou seja, 24 vezes mais.

«Alguém emprestava o cartão a outro que não tinha acesso ao serviço, um amigo, familiar afastado... Outras vezes, o cartão era entregue e eram faturados serviços que não eram prestados e isso ficava uma parte a crédito a favor da clínica outra parte a favor do próprio», explicou à TVI o autarca Rui Rio.

As faturas inflacionadas datam de, pelo menos, 2005.

o julgamento teve início esta manhã e o juíz terá mesmo pedido para analisar os casos médicos, para saber se os tratamento eram ou não necessários.

Contactado pela TVI, o advogado da clínica não quer, para já, prestar declarações.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE