Explosão no porto de Aveiro faz um ferido - TVI

Explosão no porto de Aveiro faz um ferido

Bombeiros controlam a situação

ACTUALIZADA ÀS 13h30

Uma explosão no silo de resíduos de madeira no terminal Norte do porto de Aveiro fez esta sexta-feira um ferido ligeiro, confirmou fonte do CDOS ao tvi24.pt.

Durante a descarga de um camião, que transportava «pellets» de madeira (resíduo florestal em forma granulada), esta manhã, registou-se um um incêndio seguido de explosão junto a um silo de resíduos, uma espécie de contentor.

Os bombeiros estão no local a tentar arrefecer o silo para evitar novas explosões e vão agora começar a retirar as 3.000 toneladas de resíduos de madeira que estão no silo, adiantou o comandante dos Bombeiros de Ílhavo.

Carlos Mouro, que está a controlar as operações no local, disse à agência Lusa que o incêndio está «confinado ao silo» e que irão começar a retirar o produto que está no interior.

O ferido ligeiro é o motorista do camião, que apresentava queimaduras ligeiras nos braços e foi transportado para o Hospital de Aveiro.

No local estão quatro corporações de bombeiros de Ílhavo, Aveiro (Novos e Velhos) e Vagos, num total de 46 homens e 15 viaturas.

O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, disse à Lusa que as causas deste acidente poderão estar relacionadas com possibilidade de a carga já vir em combustão lenta.

«Presume-se que a carga já tenha vindo em combustão lenta e, ao entrar na boca dos silos, possa ter provocado uma pequena explosão», explicou o responsável, adiantando que é normal este tipo de produto entrar em combustão lenta com o calor.

Luís Cacho assegurou ainda que as situações deste tipo estão previstas no plano de emergência interno do Porto de Aveiro.

«Ainda há uns tempos tínhamos feito um simulacro para uma situação destas e realmente o nosso plano de emergência actuou de imediato», afirmou.
Continue a ler esta notícia