Madeira entra no 5º dia de fogos com pontos críticos - TVI

Madeira entra no 5º dia de fogos com pontos críticos

Achadas da Cruz e Raposeira preocupam Proteção Civil

Relacionados
O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, coronel Luís Neri, revelou hoje que as duas áreas «mais críticas» em termos de incêndios florestais são a Achada da Cruz (Porto Moniz) e Raposeira (Calheta).

«As duas áreas mais críticas são Achada da Cruz, onde existem algumas casas, e a Raposeira que é um incêndio florestal», disse à agência Lusa.

«Aquilo que se verifica neste início da manhã é que mantemos a frente ativa nas Achadas da Cruz, continuamos com os mesmos meios que tínhamos sábado e vamos enviar para lá 25 elementos da força especial de bombeiros, é uma frente que nos está a preocupar pela proporção que ela está a ter», referiu.

O coronel Luís Neri adiantou que o SRPC vai avaliar a situação para definir como é que as forças de combate ao incêndio vão atuar.

«Depois temos na Raposeira, no concelho da Calheta, que era uma área onde até ontem (sábado) não tinha havido problema nenhum e para onde deslocamos os meios que estavam na Fonte do Bispo em vigilância», adiantou.

O incêndio «está, neste momento, localizado junto a uma ribeira, um local com algumas dificuldades de acessibilidade mas, pelo conhecimento que se tem das áreas, sabemos que se ele não diminuiu a sua intensidade ali, irá continuar».

O responsável adiantou ainda que a vigilância se mantém na Meia Serra (Santa Cruz) e «vai aparecendo um reacendimento ou outro - apareceu agora um na Camacha acorremos lá - mas, felizmente, deste lado (Leste), as coisas não estão tão preocupantes como estiveram no dia de ontem».

«O da Assomada não está extinto ainda mas está a ser controlado por uma vigilância ativa», esclareceu.

A Região Autónoma da Madeira tem vindo a ser fustigada desde terça-feira por vários fogos em vários concelhos que têm causado danos em habitações, automóveis, zonas florestais e agrícolas.

A Polícia Judiciária tomou conta de algumas tochas encontradas na Camacha e deteve na sexta-feira, em Boaventura, um indivíduo que aguarda em liberdade os trâmites processuais do seu processo de indiciação em fogo posto.

As condições meteorológicas na Região caracterizam-se por temperaturas altas, vento com rajadas e baixa humidade relativa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados