Marés Vivas de norte a sul assustaram praias - TVI

Marés Vivas de norte a sul assustaram praias

Mar bravo e fortes correntes marítimas assinaladas um pouco por todo o país, após passagem do furacão Gordon pelos Açores

Os registos do Instituto de Meteorologia relativamente ao dia de terça-feira foram normais, apesar do mar bravo e das fortes correntes marítimas assinaladas um pouco por todo o país.

«Os registos a que eu tenho acesso não me dão razão para pensar que tenha havido alguma coisa fora do normal, mas os nossos registos são limitados não veem tudo», afirmou a meteorologista Paula Leitão, citada pela Lusa.

Segundo vários testemunhos, as marés vivas fizeram com que fosse içada a bandeira vermelha em locais habituados a águas calmas como Troia e Carcavelos, onde as ondas atingiram os três metros de altura.

A forte ondulação ocorreu um dia depois do furacão Gordon ter atingido as costas de São Miguel e de Santa Maria. Para Paula Leitão, este fenómeno «dá origem a ondas com uma energia diferente», que rebentam mais dentro das praias e com mais força.

Relembrando que o Gordon se aproximou do continente já com características de tempestade tropical, embora sem vento e precipitação forte, Paula Leitão reforçou a ideia de que não existem registos que permitam estabelecer uma ligação entre o fenómeno de terça-feira e o furacão.

«É um caso um pouco diferente do normal, levanta muitas suspeitas. É um caso para nós, do ponto de vista científico, registarmos e olharmos com mais atenção, mas não posso dar certezas», concluiu Paula Leitão.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE