Melhor recanto de Espanha do ano é «português» - TVI

Melhor recanto de Espanha do ano é «português»

Distinção de igreja de Olivença leva associação a exigir devolução da região a Portugal

Relacionados
A eleição da Igreja de Santa Maria Madalena, em Olivença, como «Melhor Recanto de Espanha 2012» foi hoje considerada pelo presidente da Associação Amigos de Olivença «um paradoxo» que deve levar à devolução da região ao território português.

«Eu, como presidente da Associação Amigos de Olivença, considero que o desenrolar deste concurso repousa sobre um grande paradoxo inicial: que a Estremadura espanhola tenha como símbolo seu a Igreja de Olivença, uma igreja tipicamente portuguesa, uma jóia da arquitetura portuguesa do século XVI que é a segunda igreja mais representativa do estilo manuelino a seguir ao mosteiro dos Jerónimos», afirmou à Lusa Fernando Castanhinha.

«Depois de 200 anos de ocupação espanhola de Olivença, de alienação cultural, de tentativa de apagar a língua portuguesa, é paradoxal que o representante deste concurso espanhol seja uma obra tipicamente portuguesa, que não tem absolutamente nada de espanhol», disse.

Admitindo que os membros da associação, que defende a devolução do território de Olivença ao Estado português, ficaram «muito admirados», Fernando Castanhinha referiu que esperava que a região tivesse monumentos mais tipicamente espanhóis para a representarem.

A vitória no concurso é atribuída pelo presidente desta associação ao «esforço da população oliventina» como forma de «reforçar a sua visibilidade dentro do Estado espanhol», mas Fernando Castanhinha acha que isso deve provocar uma reação do Estado português.

«Mais do que ficarmos todos contentes por a Igreja de Olivença se tornar símbolo de Espanha, o que temos de exigir é que, já que o território de Olivença é considerado pelo Estado português e por uma parte da opinião pública como um território ilegalmente ocupado por Espanha, que seja devolvido», disse.

A escolha da Igreja de Santa Maria Madalena como «O Melhor Recanto de Espanha 2012» foi feita na quarta-feira à noite depois de uma votação, promovida pela petrolífera Repsol, que decorreu na Internet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados