Nasceu «o Primeiro Manifesto do Rossio» - TVI

Nasceu «o Primeiro Manifesto do Rossio»

Jovens marcam novo protesto para dia 19 de Junho depois da polícia ter acabado com «acampamento»

O Movimento Democracia Verdadeira Já, que se tem manifestado no Rossio, em Lisboa, repudiou a intervenção policial de hoje, que levou à detenção de três pessoas, e propôs a realização de uma acção de protesto no dia 19.

Depois da <="">carga policial registada hoje à tarde, na qual três pessoas foram detidas, o movimento apartidário voltou a reunir-se no Rossio numa assembleia popular.

Nela foram apresentados um manifesto - «O Primeiro Manifesto do Rossio» - um protesto, marcado para dia 19 em consonância com acções noutros países, e a realização semanal de outras reuniões públicas no Rossio.

Na assembleia popular de hoje, que reuniu cerca de duzentas pessoas, foram feitas duras críticas à intervenção policial, em que as forças de segurança carregaram sobre alguns dos activistas que permaneciam na Praça do Rossio há cerca de duas semanas.

«O espaço público está a ser privatizado, temos o direito ao espaço público, estamos contra a brutalidade policial», disse Octávio Raposo, um dos activistas presentes na assembleia. Outro dos participantes referiu que a manifestação do dia 19 ganha uma carga simbólica por causa da «repressão policial de hoje».

Os três detidos foram entretanto libertados. De acordo com a advogada Luísa Acabado, das três pessoas detidas duas foram constituídas arguidas com termo de identidade e residência e terão que se apresentar na segunda-feira em tribunal por «alegadamente terem obstruído a intervenção policial». A terceira pessoa detida apenas foi identificada.

O manifesto hoje apresentado, lido por uma activista através de um iPhone, defende que a «democracia real não existe enquanto houver uma ditadura financeira».
Continue a ler esta notícia