Operação às varizes termina em amputação - TVI

Operação às varizes termina em amputação

Família está revoltada. Inspeção Geral de Saúde vai investigar se há erro médico

É um novo episódio a envolver uma suspeita de erro médico no hospital Garcia de Orta em Almada. Uma mulher esperou quatro anos para ser operada às varizes e agora, ao fim de seis intervenções cirúrgicas, foi amputada parcialmente à perna esquerda.

A família está revoltada e o hospital lamenta o caso, que vai chegar à Inspeção Geral de Saúde.

A operação tinha tudo para correr bem mas acabou muito mal. Anabela Borges estava há 4 anos em lista de espera para remover as varizes mas o resultado no hospital Garcia de Orta foi a amputação da perna esquerda.

Na primeira de seis operações, a equipa médica cortou uma artéria em vez de uma veia. O primeiro sinal de que algo não estava bem foi o pé dormente e Anabela teve de voltar ao bloco operatório.

A fisioterapia não resultou, as dores continuavam e o pé não tinha circulação. Antes da sexta e última intervenção, a má notícia que havia tecidos mortos e que a perna teria de ser sido amputada 10 centímetros abaixo do joelho.

Para voltar a andar, Anabela precisa agora de uma prótese e sabe que não poderá voltar às funções que desempenhava num lar de terceira idade.
Continue a ler esta notícia