Pandur: empresa do barreira com licença para exportar - TVI

Pandur: empresa do barreira com licença para exportar

Pandur

Acordo permite transferência de tecnologia e know-how

Relacionados
O dono da fábrica das viaturas blindadas Pandur chegou a acordo com a empresa norte-americana que processou o Estado português.

Francisco Pita, dono da Fabrequipa, alcançou um acordo com a empresa General Dynamics, que lhe permite exportar para todo o mundo.

O «Correio da Manhã» noticiava que o empresário terá recebido 50 dos 100 milhões de euros acordados, por parte da General Dynamics, e é agora testemunha contra o Estado português, mas fonte ligada à Fabrequipa desmente que tenha havido qualquer verba envolvida.

Este entendimento entre fornecedor e cliente não foi possível até à resolução do contrato, por parte do Estado.

Com este acordo, a Fabrequipa garantiu a cedência da patente dos Pandur, as licenças de exportação e de desenhos de produção dos Pandur.

O contrato dos Pandur com o Estado reporta a 15 de Fevereiro de 2005. A General Dynamics tinha de fornecer 260 viaturas blindadas a Portugal, mas apenas 166 acabaram por chegar. Por sua vez, a Fabrequipa iria ser fornecida pela General Dynamics.

A Defesa aceitou 119 e mandou 47 para reparação. Faltavam entregar 94 Pandur e, perante os sucessivos atrasos, o Ministério da Defesa iniciou conversações para revisão do contrato. Esse acordo nunca foi alcançado devido às penalizações e novos prazos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos