Protestos de estudantes universitários já se ouvem - TVI

Protestos de estudantes universitários já se ouvem

Centenas de estudantes estão em desfile pelas ruas de Lisboa em protesto contra os cortes no ensino e na acção social

Relacionados
Várias centenas de estudantes universitários começaram esta terça-feira às 15:15 uma caminhada do Marquês de Pombal para a Assembleia da República, onde vão concentrar-se, em protesto contra o desinvestimento no Ensino Superior e os cortes na Acção Social.

Os manifestantes entoam palavras de ordem contra as propinas e o fim do passe sub-23 e pelas bolsas de estudo, noticia a agência Lusa.



O dirigente associativo João Fonseca, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa disse à agência Lusa que mais do que o número de estudantes envolvidos na manifestação, importante é o facto de o protesto ter reunido o apoio de 20 associações a nível nacional.

João Fonseca considerou que este é um passo para, no futuro, se realizar um protesto mais massificado.

«Este protesto não acaba aqui hoje, continua amanhã (quarta-feira) nas nossas faculdades, onde vamos continuar a falar com os nossos colegas», disse, apontando a necessidade de ser reforçado o investimento em todo o Ensino Superior e a importância de não acabar com o passe sub-23, que definiu como essencial para a mobilidade dos estudantes.

A subir a rua Braamcamp, o protesto despertou a atenção de trabalhadores dos edifícios em volta, alguns dos quais bateram mesmo palmas à passagem da manifestação.

À partida da manifestação, na praça Marquês de Pombal, estava um dispositivo policial assinalável, com uma dúzia de carrinhas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados