Barco futurista quer dar volta ao mundo em 60 dias - TVI

Barco futurista quer dar volta ao mundo em 60 dias

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2007, 15:14

Chama-se «Earthrace», parece uma aranha e é capaz de atravessar ondas. Está na Marina de Vilamoura

Relacionados
É capaz de atravessar ondas, parece uma aranha futurista e quer dar a volta ao mundo em 60 dias para bater um recorde mundial. O «Earthrace» chegou hoje à Marina de Vilamoura, onde vai ficar até domingo, noticia a Lusa.

Antes de ter parado no Algarve, passou pelo Porto e Lisboa, mas as aventuras marítimas do trimarã movido a «biodiesel» e totalmente amigo do ambiente começaram há 15 meses, quando foi lançado ao mar, contou à Lusa o capitão.

Até chegarem a Portugal, já enfrentaram tempestades no Mediterrâneo com ondas de 12 metros e foram perseguidos pelos militares colombianos que pensavam tratar-se de um barco de traficantes de droga, descreveu Pete Bethune.

O objectivo do «Earthrace» é bater o recorde mundial da Union International Motonautique para a circum-navegação do globo num barco a motor e amigo do ambiente, fixada actualmente em 75 dias.

Os quatro tripulantes, dois neozelandeses, um sueco e um guineense, partem a 01 de Março de 2008 de Valência e deverão passar por uma dezena de países, desde o Pacífico ao Atlântico, até regressarem ao porto espanhol de onde iniciaram a viagem em finais de Abril.

Depois de ter trabalho na Nova Zelândia e na Líbia como engenheiro de exploração petrolífera, Pete Bethune, de 42 anos, decidiu lançar-se a tempo inteiro num projecto que visa sobretudo alertar para questões ambientais.

«Queremos mostrar que é possível fazer coisas fantásticas na nossa vida e ao mesmo tempo cuidar do ambiente», resume o neozelandês, acrescentando que isso por vezes está «nos mais pequenos gestos».

Além de ser movido a «biodiesel», combustível amigo do ambiente, é revestido de uma pintura não tóxica, o chão é feito de fibra de cânhamo e na construção do barco foram usados materiais reciclados.

As paredes do «trimarã» estão repletas de assinaturas de pessoas de todo o mundo, que podem contribuir para a compra de combustível visitando o barco, a troco de três euros.

Com 24 metros de comprimento e 23 toneladas de peso, quando cheio de combustível, o «Earthrace» pode atingir uma velocidade de 40 nós, mas fica-se pelos 25 para manter os gastos de combustível equilibrados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados