Castro Daire, no distrito de Viseu, está a ser atingido por dois incêndios de grande dimensão, que mobilizam mais de 500 operacionais, segundo a página da Proteção Civil.

Um dos dois incêndios que tem lavrado com intensidade no concelho de Castro Daire desde a madrugada de hoje entrou em fase de resolução às 17:45, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Estes dois fogos lavram nas freguesias de Moledo e Monteiras, que estão separadas por pouco mais de 20 quilómetros. Ambos deflagraram durante a madrugada.

O incêndio em Moledo, com duas frentes ativas, lavra desde as 2:24 numa zona de mato e está a mobilizar mais meios, concretamente 275 operacionais, assistidos por 74 veículos e nove meios aéreos (chegaram a ser dez).

Já em Monteiras estão 259 operacionais, 73 viaturas e dois meios aéreos, que combatem as chamas que também lavram em zona de mato, desde as 03:48, em duas frentes ativas.

Um terceiro fogo em Castro Daire, o primeiro a deflagrar, às 02:01, na freguesia de Picão e Ermida, igualmente a cerca de 20 km das localidades anteriores, foi dominado durante a manhã.

Ainda no distrito de Viseu, mas no concelho de Cinfães, na freguesia de Tendais, foi dominado, esta tarde, um incêndio que lavra desde as 22:50 de sábado, com duas frentes e que está a mobilizar 88 operacionais, e 30 meios terrestres.

Também em Cinfães, mas em S. Cristovão da Nogueira, lavra desde as 5:20 um fogo no qual estão empenhados 83 operacionais, 22 veículos e dois meios aéreos.

/ CM - Atualizada às 19:00