Os peregrinos que se deslocarem a Fátima nos próximos dias poderão receber a indulgência plenária, um perdão especial, anunciou a página oficial da visita do Papa.

A indulgência plenária é uma graça especial concedida pelo Papa que permite aos fiéis que estejam nas devidas condições alcançarem um perdão especial”, explica a mesma fonte.

Para conseguirem a indulgência plenária, “deverão viajar até à Cova da Iria em espírito de peregrinação e participar devotamente nas celebrações, rezando a oração do Pai Nosso, recitando o credo e invocando Nossa Senhora”, esclarece.

Segundo a mesma fonte, esta concessão de Jorge Bergoglio “pode ser obtida não apenas nestes dias de visita papal, mas durante todo o ano do Centenário das Aparições de Fátima, mais concretamente até ao dia 26 de novembro”.

A indulgência pode ser recebida também pelos fiéis que visitarem devotamente uma imagem da Virgem de Fátima exposta à veneração em igrejas, capelas ou locais adequados nos dias do aniversário das aparições (dia 13 de cada mês, de maio a outubro de 2017), participarem de celebrações e fizerem as orações descritas anteriormente."

A página oficial na Internet da visita do Papa refere ainda que poderão também receber a indulgência plenária “os fiéis que por razões de idade, saúde ou por outro motivo grave não se possam deslocar ao santuário, mas tenham a intenção de levar à prática, logo que possível, as condições indicadas diante de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e se unam espiritualmente às celebrações jubilares”.

Em todas as situações, os crentes devem ainda respeitar três condições: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.

/ CP, com Lusa