Voo para o Pico diverge para o Faial por causa do mau tempo - TVI

Voo para o Pico diverge para o Faial por causa do mau tempo

  • 1 abr 2017, 15:04
Forte ondulação na ilha do Pico

Seguiam a bordo 87 passageiros que deverão ser transportados por via marítima para o destino

 O voo da Azores Airlines, proveniente de Lisboa com destino ao Pico, nos Açores, com 87 passageiros, divergiu esta manhã para o Faial, devido às condições meteorológicas, disse fonte da companhia açoriana.

O porta-voz da companhia, António Portugal, adiantou à agência Lusa que os 87 passageiros daquela ligação que divergiu deverão ser transportados por via marítima do Faial para o Pico.

Quanto aos 164 passageiros que deveriam fazer a ligação Pico/Lisboa deverão também ser transportados por via marítima para o Faial e daí seguirão viagem num outro voo.

Devido ao mau tempo, o voo Ponta Delgada/Pico da SATA Air Açores, que assegura as ligações aéreas entre as nove ilhas dos Açores, divergiu para o Faial com 37 passageiros, segundo indicou António Portugal.

O porta voz da SATA acrescentou que os passageiros daquela ligação da SATA Air Açores serão reencaminhados por via marítima.

As condições meteorológicas impediram também hoje a realização da viagem da linha verde da Atlânticoline, empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas, prevista para entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge.

Num comunicado divulgado na sua página da rede social Facebook, a empresa informa que, “devido às condições meteorológicas que se fazem sentir no grupo central, com ondas de sudeste passando a oeste entre 3 a 5 metros a viagem da Linha Verde prevista para hoje entre Faial, Pico e São Jorge está cancelada”, lamentando a Atlânticoline “quaisquer transtornos que esta alteração possa causar”.

Estado do mar pode piorar

 A autoridade marítima alertou entretanto para "o provável agravamento do estado do mar" nos Açores durante a tarde no grupo ocidental (Flores e Corvo) e no triângulo (Faial, Pico e São Jorge).

“No grupo ocidental a agitação marítima será de oeste, podendo os valores de altura significativa ultrapassar os 6 metros, situação que deverá manter-se ao longo do fim-de-semana. Nas ilhas do triângulo a agitação marítima será também predominantemente de oeste e a altura significativa poderá atingir os 5 metros”, refere em comunicado o capitão Rafael da Silva, responsável pelos portos das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo.

Face a esta previsão meteorológica, a autoridade marítima recomenda, em particular à comunidade marítima, a adoção de medidas de autoproteção, nomeadamente "a verificação e reforço da amarração das embarcações, ou mesmo varar" os barcos "em local seguro, afastado da orla costeira", desaconselhando a prática de atividades junto à costa.

Continue a ler esta notícia