Desvendado o processo de formação dos maiores e mais ativos vulcões do mundo - TVI

Desvendado o processo de formação dos maiores e mais ativos vulcões do mundo

  • AM
  • 3 mai 2017, 18:24
Vulcão Monte Lokon, na Indonésia, em erupção (EPA)

Descoberta foi feita por Cientistas da Universidade Nacional Australiana

Cientistas da Universidade Nacional Australiana descobriram que uma mudança de direção na placa tectónica do Pacífico deu origem, há três milhões de anos, aos maiores e mais ativos vulcões do mundo.

Num estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Nature, os investigadores concluíram que a mudança de direção dos movimentos tectónicos foi o processo geológico que deu origem à dupla faixa de atividade vulcânica que caracteriza a zona das ilhas do Hawai.

A análise que fizemos a anteriores movimentos da placa do Pacífico é a primeira que revela uma alteração substancial de direção há três milhões de anos. Ajuda a explicar a origem do Hawai, o sítio com maior concentração de vulcões e um dos mais populares destinos turísticos mundiais", afirmou o principal investigador, Tim Jones.

Faixas duplas de atividade vulcânica são raras, mas ocorrem também em outras regiões do Pacífico, como por exemplo em Samoa, formaram-se também há três milhões de anos e destacam-se porque ocorrem longe dos limites das placas tectónicas, onde se situam a maioria dos vulcões.

O calor do centro da Terra faz com que colunas de rocha quente, chamadas plumas mantélicas, subam debaixo das placas e provoquem atividade vulcânica à superfície", acrescentou, com efeito nas extinções em massa, criação de diamantes e separação dos continentes.

O estudo publicado esta quarta-feira conclui que as duplas faixas de atividade vulcânica nasceram de um "desalinhamento" entre as plumas mantélicas e o movimento das placas tectónicas.

Continue a ler esta notícia