O trânsito na Serra de Sintra vai estar interditado na quinta-feira e na sexta-feira, exceto a transportes públicos e moradores, devido ao alerta laranja da Proteção Civil para risco de incêndio, determinou hoje a autarquia.

Num despachado assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (PS), a que a agência Lusa teve acesso, é explicado que esta interdição irá vigorar desde as 00:00 de quinta-feira e as 23:59 de sexta-feira, nas vias que integram o perímetro da Serra de Sintra.

Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil. Urge preservar a Serra de Sintra, Património Mundial UNESCO da Paisagem Cultural, e defendê-la para as gerações vindouras”, sublinha a nota.

Nesse sentido, a circulação na Serra de Sintra ficará interditada, exceto para veículos de moradores e de empresas aí sedeadas, transportes públicos de passageiros (todos os veículos titulares de alvará emitido pelo IMT que realizam o transporte de passageiros), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema de Proteção Civil.

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar”, aponta o despacho municipal.

Esta é a terceira vez que é interditado o trânsito na Serra de Sintra pelas mesmas razões.

Esta medida decorre de uma metodologia aprovada em maio deste ano pelo executivo municipal, segundo a qual, “quando a autoridade competente de Proteção Civil emitir um ‘alerta laranja’ para o distrito de Lisboa, o presidente da Câmara pode determinar a interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da serra”.