Bruxelas: líderes vão defender reforma do sistema financeiro - TVI

Bruxelas: líderes vão defender reforma do sistema financeiro

UE/Cimeira

Chefes de Estado e de Governo da UE irão debater temas económicos

Os líderes europeus reunidos esta quinta e sexta-feira, em Bruxelas, na tradicional Cimeira da Primavera dos 27 deverão defender a necessidade de acelerar a reforma do sistema financeiro internacional responsável pela actual crise económica.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia irão debater temas económicos e preparar a posição dos 27 na reunião do G20 em Londres a 02 de Abril onde querem mostrar a sua unidade face à crise actual.

O presidente da Comissão Europeia disse quarta-feira acreditar que os líderes europeus vão alcançar um «consenso» sobre a resposta à crise, que permita à União Europeia falar a uma só voz no plano internacional, diz a Lusa.

José Sócrates lidera a delegação portuguesa

José Manuel Durão Barroso afirmou-se «confiante» na obtenção de um consenso que permita à Europa liderar a resposta global à crise e assumir um papel-chave na Cimeira do G20.

«Acredito que o Conselho Europeu desta semana vai ser bem sucedido. E se for bem sucedido, como espero que seja, haverá uma grande oportunidade para a UE moldar, ou ajudar a moldar, a resposta internacional a esta crise. Acredito que a Europa vai liderar em Londres», declarou.

Por seu lado, a presidência checa dos 27 pretende que os líderes dos 27 elaborem «orientações claras» sobre o caminho a seguir para ultrapassar a actual crise financeira e económica.

A Cimeira da Primavera começa quinta-feira às 16:00 (15:00 de Lisboa) com um encontro entre os chefes de Estado e de Governo da UE e o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering.

O primeiro-ministro José Sócrates lidera a delegação portuguesa e participa também numa reunião dos líderes europeus socialistas que antecede o Conselho Europeu.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE