«A partir de agora, Portugal fabrica aviões» - TVI

«A partir de agora, Portugal fabrica aviões»

Embraer: lançamento da primeira pedra do novo centro de excelência (Lusa)

País passa da manutenção para fabrico de aeronaves, sublinha Sócrates no lançamento da primeira pedra de centro da Embraer

Relacionados
O primeiro-ministro sublinhou este domingo que o novo centro de excelência da construtora brasileira Embraer em Évora inaugura uma nova fase da indústria aeronáutica em Portugal, evoluindo o país da manutenção para o fabrico de aviões.

«É um investimento da maior importância para Portugal, porque inaugura uma nova fase da indústria aeronáutica no nosso país. Significa que Portugal passa da manutenção para o fabrico de aviões», disse José Sócrates.

O primeiro-ministro falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra de uma de duas fábricas que a construtora aeronáutica brasileira Embraer pretende instalar na cidade alentejana.

José Sócrates considerou que o investimento da Embraer significa «intensidade tecnológica de know-how e inserção de Portugal no contexto da economia global, num dos sectores de maior investigação e desenvolvimento».

Destacando o «pulo tecnológico» que Portugal dá, o primeiro-ministro considerou que o investimento permite a criação de um «cluster» aeronáutico no Alentejo.

«Quero sublinhar a dimensão nacional que este investimento tem, não apenas pela dimensão do investimento, não apenas pelo emprego que gera, não apenas porque se destina à exportação, mas pelo que ele significa de um salto tecnológico no nosso país. A partir daqui, Portugal fabrica aviões».
Continue a ler esta notícia

Relacionados