Lucros da Sonae SGPS caem 71% - TVI

Lucros da Sonae SGPS caem 71%

Belmiro de Azevedo - Paulo Azevedo

Empresa anuncia resultado de 80 milhões de euros em 2008 e propõe distribuição de dividendos de 3 cêntimos por acção

Relacionados
O lucro da Sonae SGPS caiu 70,9 por cento, para 80 milhões de euros em 2008, face a 2007, penalizada pelos prejuízos da participada Sonae Sierra, divulgou a empresa, depois de no documento disponibilizado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os resultados líquidos directos apontarem para uma queda de apenas 20%, que não contabilizavam o prejuízo da filial Sonae Sierra.

De acordo com um analista do sector, «a queda do resultado líquido deve-se à descida do valor criado em propriedades de investimento, isto é à contabilização do valor dos centros comerciais (Sonae Sierra)».

Sonae quer 25% da facturação a vir do estrangeiro em 2012

Líderes da Sonae Sierra e Distribuição estão de saída

Em comunicado enviado à CMVM, a Sonae SGPS divulgou que o volume de negócios consolidado aumentou 21,2 por cento, para 5.353 milhões de euros, «decorrente do crescimento verificado em todas as unidades de negócio».

De acordo com a empresa, o negócio de Retalho foi o maior responsável pelo crescimento verificado, aumentando em 835 milhões de euros o seu contributo para o volume de negócios consolidado em 2008, face a 2007, devido sobretudo ao «forte crescimento orgânico em Portugal, pela expansão do negócio para o mercado espanhol e pelo sucesso alcançado na integração dos 12 hipermercados adquiridos no final de 2007».

A Sonae SGPS apresentou ainda, no documento de resultados divulgado, um aumento de 15% do EBITDA relativamente a 2007, chegando aos 617 milhões de euros.

Entre as razões apontadas pela empresa, o aumento do EBITDA também se ficou a dever ao crescimento de 29,4 por cento da contribuição do negócio de Centros Comerciais e de 3,6 por cento da contribuição do negócio de Telecomunicações.

De mencionar que os resultados da Sonae Distribuição [veja mais aqui], uma filial da casa-mãe, atingiram os 171 milhões de euros, subindo 2 por cento relativamente aos resultados de 2007.

Sonae Indústria regista prejuízos de 108 milhões

A Sonae Sierra, que detém centros comerciais, apresentou prejuízos de 116 milhões de euros relativos ao ano passado, depois de em 2007 ter registado lucros de 215 milhões.

No documento de apresentação de resultados, a Sonae SGPS irá propor à Assembleia Geral um dividendo bruto de 3 cêntimos por acção (0,03 euros).

Esta proposta de distribuição de dividendos «será realizada não obstante a redução do seu portfolio de negócios, após a cisão da Sonae Capital do perímetro de consolidação do grupo a partir de Outubro de 2007, e da deterioração das condições macroeconómicas (...) a explicar a redução abrupta do crédito e do mercado imobiliário».

Sonae Sierra com prejuízos de 116 milhões em 2008

A apresentação de resultados levou a CMVM a suspender as acções de transaccionar em bolsa às 10h03, voltaram à negociação cerca de meia hora depois. Antes de serem suspensas, as acções estavam a negociar em alta, apresentando uma subida de 0,83% para 0,48 euros com mais de 1,7 milhões de títulos trocados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados