Optimus estuda reestruturação da dívida - TVI

Optimus estuda reestruturação da dívida

Optimus

A operadora de telecomunicações móveis do grupo Sonae pode reestruturar a sua dívida, de forma a aproveitar as melhores condições de mercado.

A Optimus está a estudar uma eventual reestruturação da sua divida, não porque exista a necessidade de a aumentar mas porque existem oportunidades de mercado de financiamento a melhores taxas, disse o CEO da operadora, António Casanova, aos jornalistas à margem do «BPI Iberian Small & Mid Cap Conference».

«Nós refinanciámo-nos em Julho do ano passado e nessa altura fizemos um empréstimo grande, sindicado, e até 575 milhões e euros, dos quais actualmente estamos a usar muito menos e sem perspectivas de vir a usar mais», disse António Casanova aos jornalistas.

O mesmo responsável adiantou que a empresa sabia «que existiam hipóteses hoje em dia de nos financiarmos a taxas mais baixas e portanto estamos a estudar essas hipóteses, apesar de não estar nada fechado. Será sempre ao nível da reestruturação da dívida e apenas porque existe uma oportunidade de mercado e não porque haja uma necessidade da empresa».

Refira-se que o actual empréstimo da Optimus é de longo prazo, tem um prazo sete anos. António Casanova acrescentou ainda que a «Optimus está a levar a dívida líquida abaixo dos 350 milhões de euros e não vemos nenhuma necessidade de aumentar porque estamos a ter cash flows positivos». Ou seja, qualquer necessidade de investimento será suportada pela geração de cahs flows da empresa.

António Casanova afirmou ainda que a meta da margem de EBITDA para este deverá ser revista em alta, uma vez que para 2004 o objectivo seria atingir os 25%, mas no primeiro trimestre já atingiu os 26%.

O responsável disse ainda que o objectivo futuro para a margem EBITDA é de 30%, mas não será para alcançar este ano.
Continue a ler esta notícia