Silas defende gestão e aponta as duas equipas «muito fortes» da Liga Europa - TVI

Silas defende gestão e aponta as duas equipas «muito fortes» da Liga Europa

Treinador do Sporting reitera que não podia perder jogadores fulcrais na equipa e deixa recado a quem fala de fora: «Percebo as críticas dos sportinguistas. As dos outros interessam-me zero»

Três dias após ter saído em defesa das opções tomadas no jogo com o Linz para a Liga Europa, no qual o Sporting caiu para o segundo lugar do Grupo D e viu escapar o estatuto de cabeça-de-série no sorteio que se realiza na segunda-feira, Silas voltou a justificarem a decisões.

«O objetivo principal era passar o grupo. Se pudéssemos fica em primeiro, melhor. Tínhamos muitas lesões, muitos jogadores com risco elevado de lesão. Percebo as críticas dos sportinguistas. As dos outros interessam-me zero. Mas ninguém queria que perdêssemos alguns jogadores por algumas semanas ou meses. (...) Quando falei em hipotecar a época, falei em poder perder dois ou três jogadores muito importantes para nós e que não podemos correr o risco de os perder», disse na antevisão ao jogo com o Santa Clara, a contar para a 14.ª jornada da Liga.

Silas considerou que todas as frentes são importantes para o Sporting, desde o campeonato, passando por Taça da Liga e Liga Europa. «Vou abdicar de ir ganhar a Taça da Liga? De ir ganhar a Portimão? Consegue garantir-me que o Rio Ave ganha ao Gil Vicente? Nem você nem ninguém aqui na sala. Tenho de ir a Portimão para ganhar e ao Santa Clara também. Porque também ninguém me consegue garantir que os três que estão à minha frente vão ganhar os pontos todos. Não vou deixar de lutar por um lugar melhor na Liga, por um lugar na final-four. Não vou deixar de lutar por isso e não deixei de lutar pela Liga Europa. (...) A gestão que foi feita a pensar em chegar na máxima força aos jogos que teremos agora: e não são só os dois próximos. É o Santa Clara fora, o Portimonense para a Taça da Liga, teremos o FC Porto e o Benfica em janeiro. E o V. Guimarães e o Sp. Braga. São jogos muito importantes para nós.»

O treinador do Sporting falou relativizou o facto de os leões não serem cabeças-de-série para o sorteio da segunda competição de clubes da Europa. «Os dois potes são muito similares. Ou consegue garantir-me que todas as equipas do primeiro pote vão passar à fase seguinte? O segundo pote tem equipas muito fortes também: a Roma, o Shakhtar, o Leverkusen, o Eintracht Frankfurt, o Wolves, o Rangers. Se acharem que estas equipas são fracas… Muitas das equipas do primeiro pote vão cair. (...) A Liga Europa é jogo a jogo, mas qualquer uma das equipas tem aspirações», frisou, indicando depois as equipas que considera estarem acima de todas as outras.

«Não há nenhuma que eu olhe e diga claramente que vai ser vencedora. Há duas que eu acho que são muito fortes: o Ajax e o Inter. E as outras são equipas fortes. Mesmo o Ajax e o Inter, que são equipas fortes, ficaram em terceiro na Liga dos Campeões. E acho que ninguém diria que poderiam ficar em terceiro. Há sempre surpresas», concluiu.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE