Jorge Jesus: 12 vitórias em 17 para o rei dos dérbis - TVI

Jorge Jesus: 12 vitórias em 17 para o rei dos dérbis

Jorge Jesus (Lusa)

Nenhum técnico tem a mesma eficácia no clássico de Lisboa

Depois de se ter tornado, com a Supertaça, em agosto, o nono técnico a orientar dérbis nos dois lados da barricada – juntando-se a Artur John, Otto Glória, Jimmy Hagan, Fernando Riera, Milorad Pavic, Manuel José, Fernando Santos e Jesualdo Ferreira – o treinador dos leões tornou-se também o terceiro a ganhar como visitante nos dois estádios, Alvalade e Luz, depois de Otto Glória (nos anos 60) e Fernando Santos (na década passada).

O técnico dos leões cumpriu no domingo o 17º dérbi de Lisboa como treinador. Um número muito respeitável, que o deixa isolado no quinto lugar da tabela de todos os tempos. Só Joseph Szabo, recordista absoluto com 47 dérbis, Janos Biri (37), Lipo Hertzka (23) e Otto Glória (20) contam mais do que JJ.

No que se refere ao total de vitórias, só Joseph Szabo (22 em 47 jogos pelo Sporting) e Janos Biri (15 em 37 pelo Benfica) ganharam mais vezes, mas com uma taxa de aproveitamento muito inferior. Jesus soma 12 vitórias e quatro empates nos 17 jogos que orientou entre os grandes de Lisboa, para uma eficácia próxima dos 80% que não tem comparação com qualquer outro treinador que tenha orientado mais de dois clássicos.

Os 17 dérbis de Jorge Jesus

Pelo Benfica: 10-4-1
Pelo Sporting: 2-0-0
Total: 12-4-1
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE