Presidente da República não confirma se vai à final da Taça - TVI

Presidente da República não confirma se vai à final da Taça

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República disse ainda sentir-se «vexado» com os acontecimentos na academia do Sporting

O Presidente da República recusou confirmar se vai estar presente na final da Taça de Portugal, agendada para domingo à tarde no Estádio Nacional.

«Para já não quero dizer mais nada», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em declarações à Lusa em Leiria.

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa condenou o ataque à equipa do Sporting esta terça-feira na academia de Alcochete e lançou um apelo. «Tive o sentimento de alguém que se sente vexado pela imagem projetada por Portugal no Mundo. Vexado porque Portugal é uma potência, nomeadamente no futebol profissional, e vexado pela gravidade do que aconteceu.»

O chefe de Estado lançou ainda um apelo à criação de um clima mais sereno e reiterou o alerta. «Tenho-o dito em vários domínios da vida portuguesa, agora é a ocasião perante a gravidade do que aconteceu dizer no domínio, também, do desporto, concretamente do futebol profissional. Temos de ter a noção de que é fundamental para o próprio futebol, para o próprio desporto e para a própria sociedade portuguesa que se perceba que o clima criado ao longo dos tempos, que foi debatido no parlamento, foi objeto de chamadas de atenção do Governo e de responsáveis de toda a ordem, não pode nem deve continuar. Sob pena de uma escalada que vai destruir o desporto português, desprestigiá-lo lá fora e desprestigiá-lo cá dentro e, nessa medida, empobrecer a sociedade portuguesa», rematou o Presidente da República.

Continue a ler esta notícia