Pablo Sarabia: o filho do militar vai bater continência a Alvalade - TVI

Pablo Sarabia: o filho do militar vai bater continência a Alvalade

Pablo Sarabia

Reforço mais sonante da janela de verão em Portugal, foi formado nas escolas do Real Madrid, mas só fez um jogo na equipa principal dos merengues, chamado por Mourinho para substituir Ronaldo na Champions

Relacionados

Oficializado na última hora do mercado de transferências, Pablo Sarabia, internacional espanhol de 29 anos é o reforço mais sonante da janela de verão em Portugal.

O avançado, que chegou ao Sporting por empréstimo do PSG, no caminho inverso ao de Nuno Mendes, nasceu em Madrid e fez toda a formação no Real Madrid.

Chegou a estrear-se pela equipa principal pela mão de José Mourinho, aos 18 anos, e logo num jogo da Liga dos Campeões. Foi a 8 de dezembro de 2010 que jovem Pablo Sarabia entrou, aos 72 minutos do jogo frente ao Auxerre para o lugar de Cristiano Ronaldo.

O jogo já estava em 3-0 e acabou com uma goleada de 4-0 do Real Madrid aos franceses, com três golos de Benzema e um de Cristiano Ronaldo.

«É um jogo que ficará para sempre gravado na minha memória. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Eu já estava a trabalhar para isso há muitos anos e finalmente tornou-se realidade. Todos os miúdos da formação sonham com esse dia e eu tive sorte que tivesse acontecido», afirmou Sarabia numa entrevista a La Liga.

Mas Mourinho não voltou a chamá-lo e Sarabia seguiu na época seguinte para o Getafe. «Fiz o que o meu corpo me pediu. A minha família e eu achámos que era a melhor opção. Eu queria jogar na primeira divisão e surgiu o Getafe. Agradeço por me terem dado a oportunidade, embora reconheça que no início me custou a adaptação, sobretudo a nível físico», contou ao El Mundo.

Depois de sair do Real Madrid esteve cinco temporadas no Getafe - somando 146 jogos, 13 golos e dez assistências - de onde saiu para o Sevilha.

Sarabia assumiu-se como uma das figuras do emblema andaluz. Em três temporadas, fez 151 jogos, marcou 43 golos e deu 33 assistências.

Na última época no Sevilha fez 12 golos e 13 assistências na Liga, o que se permitiu igualar Messi como o jogador com mais assistência na competição e ser um dos nove jogadores a marcarem mais de dez golos e fazerem mais de dez assistências nas cinco principais ligas europeias.

De Sevilha, transferiu-se para o PSG em 2019, por 20 milhões de euros e, em pouco mais de duas épocas, o espanhol fez 79 jogos, 22 golos e 12 assistências. Em frança, foi campeão (2019/2020), venceu duas Taças (2019/2020 e 2020/2021), uma Taça da Liga (2019/2020) e duas Supertaças (2019 e 2020).

Internacional pelas camadas jovens, Pablo Sarabia sagrou-se Campeão Europeu pela seleção espanhola de sub-19 (em 2011) e sub-21 (em 2013).

Este verão foi um dos eleitos de Luis Enrique para representar «La Roja» no Euro 2020. Começou como supresa, mas impôs-se. Esteve em cinco dos seis jogos da Espanha na prova e marcou dois golos e uma assistência. Uma lesão acabou por o afastar das meias finais.

Festejou o golo frente à Croácia fazendo a continência, num gesto que deu polémica, mas era uma homenagem. «Era para o meu pai que morreu há uns anos. Foi militar durante muito tempo e é uma forma de me recordar dele. Era muito futeboleiro, seguia-me para todo o lado e teria gostado de ver. Tenho-o muito presente e sinto-o sempre próximo. Isso nunca vai mudar. Também foi para a minha irmã que é Guarda Civil e estava na bancada», contou Sarabia ao El Mundo.

Sem espaço na constelação que o PSG montou este verão, Pablo Sarabia mudou-se então para Portugal, à procura de brilhar na Liga portuguesa.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE