Seleção: Funchal à espera da estreia de Cristiano Ronaldo em casa - TVI

Seleção: Funchal à espera da estreia de Cristiano Ronaldo em casa

Cristiano Ronaldo e a própria estátua

Capitão da Seleção Nacional jogou apenas duas vezes na Madeira quando ainda representava o Sporting

Relacionados

Cristiano Ronaldo deverá somar os primeiros minutos com a camisola da Seleção Nacional na sua Madeira natal, na próxima terça-feira, quando Portugal defrontar a Suécia, num jogo particular que está marcado para o Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Depois de ter bisado frente à Hungria, no sábado à noite no Estádio da Luz, e de ter chegado à marca redonda dos 70 golos ao serviço da seleção, Cristiano Ronaldo poderá agora representar o país, pela primeira vez, na ilha que o viu nascer em 1985, naquele que será o primeiro jogo de Portugal no Funchal desde 2001.

Ao longo da carreira, o internacional português atuou apenas por duas vezes na Madeira, ambas há doze anos, em 2003, quando, com apenas 18 anos, representava ainda o Sporting. A 19 de abril, frente ao Marítimo (3-0), Ronaldo entrou em campo aos 75 minutos, rendendo na altura João Vieira Pinto, atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e um mês depois foi titular perante o Nacional (1-1), com Ricardo Quaresma a marcar o golo dos «leões» nesse jogo.

O Estádio dos BArreiros vai estar esgotado [10 mil espetadores] para receber o filho pródigo, num encontro em que é esperado que Fernando Santos aproveite para testar algumas soluções e observar os jogadores menos utilizados.

Quarto jogo da Seleção Nacional na Madeira

Será o quarto jogo da Seleção portuguesa na ilha da Madeira, sendo que a última visita já tem 16 anos. Foi a 28 de fevereiro de 2001, quando Portugal bateu Andorra por 3-0 na fase de qualificação para o Mundial2002, num encontro em que Luís Figo bisou e o açoriano Pauleta também marcou.

A primeira vez que Seleção atuou no Funchal foi em março de 1977, num particular com a Suíça que Portugal venceu por 1-0, com um golo de João Alves.

Passados dez anos, em março de 1987, a seleção nacional regressou à Madeira, mas desta vez num encontro que não deixou grande saudade, no apuramento falhado para o Euro1988. Portugal esteve perto de sofrer a primeira derrota da sua história frente a Malta, mas acabou por empatar a dois golos, graças a um «bis» de Jorge Plácido.

Portugal volta agora à Madeira para um reencontro com a Suécia órfã de Zlatan Ibrahimovic, mais de três anos depois da noite memorável em Solna, em que Portugal garantiu um lugar na fase final do Mundial2014 com um «hat-trick» de Cristiano Ronaldo.

O jogo na Madeira vai assinalar o 18º duelo entre estas duas seleções e será a nona vez que Portugal vai defrontar os escandinavos em casa, tendo apenas somado uma vitória em solo luso. Esse triunfo, por 1-0, aconteceu a 15 de novembro de 2013, na primeira mão do «playoff» de acesso ao Campeonato do Mundo do Brasil, com Cristiano Ronaldo a marcar já perto do fim, no Estádio da Luz.

Continue a ler esta notícia

Relacionados