Bacalhau e produtos de luxo na consoada - TVI

Bacalhau e produtos de luxo na consoada

  • Portugal Diário
  • 24 dez 2006, 09:40
Receita - 16/07/2002 (Bacalhau à Mãe)

Caviar, peixe fumado, trufas e ostras convivem cada vez mais com o fiel amigo

Caviar, peixe fumado, enchidos caseiros, trufas e ostras convivem cada vez mais com o popular bacalhau na Consoada portuguesa, numa parceria gastronómica que demonstra como o gourmet já não é um petisco exclusivo dos ricos.

Tal como aconteceu com o marisco, que nas últimas décadas viu o preço descer brutalmente, os produtos gourmet têm hoje presença fixa em todas as grandes superfícies comerciais e, na época natalícia, enchem prateleiras com direito a destaque especial.

Nas lojas Jumbo e Pão de Açúcar, o Grupo Auchan trata os produtos gourmet «como todos os outros», com vista à sua «democratização», conforme disse à Lusa o porta-voz do grupo.

O grupo garante que há mercado para estes produtos em Portugal e que a estratégia comercial passa por serem vendidos a baixos preços.

Frutas exóticas e de colheitas especiais, os fumados de peixe, bem como enlatados/conserva ou mariscos são alguns dos produtos gourmet que se podem encontrar à venda nas lojas do Grupo Auchan.

Na área da charcutaria, estes estabelecimentos comerciais apresentam presuntos topo de gama (patês e enchidos) e, no talho, os consumidores podem encontrar produtos de Denominação de Origem Protegida (DOC), como o porco preto.

Estas lojas apostam igualmente nos queijos estrangeiros, na área dos produtos lácteos.

Estes produtos de luxo, que hoje em dia podem ser adquiridos mais baratos do que quando foram introduzidos no mercado, continuam com preços mais elevados do que os convencionais, o que se deve ao seu «método de produção específico», segundo o grupo Auchan.

Para o Grupo Jerónimo Martins (Pingo Doce e Feira Nova), o gourmet é uma aposta com décadas e completamente ganha.

«Já em 1792, a loja de Jerónimo Martins no Chiado apostava em produtos gourmet», recorda o porta-voz do grupo.

A «democratização» destes produtos no Jerónimo Martins - como os patês - começou nos anos 80. Contudo, para o grupo, «o que ontem era gourmet, hoje não tem necessariamente de o ser».

A título de exemplo, o grupo Jerónimo Martins lembra o caso do camarão, «que há uns anos era um produto acessível apenas para uma pequena parte da população, face ao preço que tinha, e hoje encontra-se nas lojas por menos de cinco euros por quilo».

Nas épocas festivas, como o Natal, a Passagem do Ano ou a Páscoa, é possível encontrar um maior número de produtos gourmet nas lojas do Grupo Jerónimo Martins.

Ao longo do ano, é igualmente possível encontrar novidades. Os clientes destas lojas foram os primeiros a poder comprar Sushi à venda numa grande superfície comercial.
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