Taça: Rio Ave-Alverca, 1-0 (crónica) - TVI

Taça: Rio Ave-Alverca, 1-0 (crónica)

  • Vítor Maia
  • Estádio do Rio Ave, Vila do Conde
  • 24 nov 2019, 17:31
Rio Ave-Alverca

Vila-condenses respiram fundo rumo aos oitavos de final

A melhor notícia para o Rio Ave é que está apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal. Os vila-condenses eliminaram o Alverca, protagonista da maior surpresa da 3.ª eliminatória ao derrotar o Sporting.

De sobreaviso pelo que os ribatejanos tinham feito na ronda anterior, o conjunto de Carvalhal teve uma bela entrada em campo: personalizado, seguro de si e capaz de circular por dentro e pelos corredores. Portanto, foi com relativa facilidade que criou situações de golo iminente junto da baliza de João Víctor.

O Rio Ave precisou de pouco mais de um quarto de hora para confirmar a superioridade natural face ao opositor. Depois de Taremi ter protagonizado um falhanço incrível e de ter ameaçado num golpe de cabeça, lá acabou por bater João Víctor. Canto forte de Filipe Augusto, a defesa do Alverca falhou a interceção e o iraniano encostou ao segundo poste.

Enfim, Taremi deu cor a uma tarde chuvosa em Vila do Conde. Em vantagem, a exibição dos vila-condenses assemelhou-se ao estado do tempo: sem cor. Os verde e brancos foram o típico funcionário que despacha grande parte do trabalho nas primeiras horas e que passa o resto do tempo a olhar freneticamente para o relógio.

FICHA DE JOGO

O Alverca aproveitou e mostrou a qualidade que possuiu e que há no Campeonato de Portugal. É uma equipa que tem dedo de treinador. Os ribatejanos sabem o que fazem com e sem bola e apresentam variabilidade no seu jogo. Com o adversário pouco ligado ao jogo, a equipa de Vasco Matos desenhou boas jogadas ofensivas. Ainda assim, só por uma vez importunou Paulo Vítor na primeira metade por intermédio de Andrezinho – belo jogador.

Nem o intervalo alterou a postura rioavista. Os maus passes, as precipitações e até alguma intranquilidade permaneceram, embora o reinício tenha sido prometedor. Logo a abrir, Taremi testou a atenção de João Víctor com um remate à entrada da área.

O Alverca ficou confortável no jogo e desenvolveu o seu jogo. Porém, faltou-lhe um pouco mais de chegada à área. O terceiro classificado da Série D do Campeonato de Portugal pecou por alguma impaciência em chegar ao último terço e um pouco de atrevimento.

A espaços, o Rio Ave conseguiu aproximar-se da baliza ribatejana, mas definiu sempre mal. Taremi que o diga. O iraniano perdeu a compostura com os cruzamentos mal medidos de Gabrielzinho e de Ronan. O único lance que empolgou a bancada vila-condense foi um disparo em jeito de Leandro que o guarda-redes do Alverca se opôs com categoria.

O sexto classificado do escalão máximo do futebol português não se livrou de uns calafrios nos instantes finais. O Alverca acumulou lances de bola parada nas imediações da área e com um pouco mais de felicidade, poderia ter forçado o prolongamento. Seria um prémio justo, diga-se.

O Alverca voltou à realidade e o Rio Ave respirou fundo com o último apito de Rui Costa. A melhor notícia para os rioavistas é mesmo a presença nos oitavos de final.
 

Ficha de jogo:

Jogo realizado no estádio do Rio Ave, em Vila do Conde.

Equipa de arbitragem: Rui Costa (AF Porto), auxiliado por Tiago Costa e por João Bessa Silva; João Afonso (quarto árbitro)

Espetadores: 1178

RIO AVE: Paulo Vítor, Diogo Figueiras, Borevkovic, Nelson Monte e Matheus Reis; Tarantini (Vitó, 43m), Filipe Augusto e Taremi; Carlos Mané, Bruno Moreira (Ronan, 85m) e Gabrielzinho (Leandro, 56).

Suplentes: Kieszek, Pedro Amaral, Messias, Furtado.

Treinador: Carlos Carvalhal

ALVERCA: João Vítor, Jorge Bernardo, Ronaldo, João Freitas e André Dias; Ibraima, Pedro Venaque (Luís Pinto, 83m) e Alex Apolinário; Wilson (Flávio Castro, 65m), Andrezinho e José Semedo (Erik Mendes, 76m).

Suplentes: Miguel Lázaro, André Duarte, Manuel Liz, Ricardo Apolinário.

Treinador: Vasco Matos

Disciplina: Borekovic (19m), Filipe Augusto (62m), Alex Apolinário (76m), Pedro Venaque (78m), Matheus Reis (90+2).

Golos: Medhi Taremi (19m)

Continue a ler esta notícia