Taça: Torreense-Rio Ave, 1-5 (crónica) - TVI

Taça: Torreense-Rio Ave, 1-5 (crónica)

Torreense-Rio Ave

Derrota demasiado pesada para as Linhas de Torres

* Por Ana Cristina Soares

O resultado pode ser enganador para aquilo que foi o jogo entre as duas formações durante os 90 minutos. O Rio Ave não teve tarefa fácil para eliminar o Torreense este domingo, na estreia da equipa orientada por José Gomes na 79.ª edição da prova-rainha.

O técnico do Rio Ave fez oito mudanças relativamente à derrota na Vila das Aves, em duelo da Taça da Liga. Para o jogo diante o Torreense, Fábio Coentrão, que tinha alinhado 90 minutos frente ao Desportivo das Aves, não entrou nas contas desta vez.

O Rio Ave entrou bem no encontro, à procura do golo, e logo aos três minutos, após um mau corte da defesa do Torrense, Gabrielzinho aproveitou para cruzar para a área do Torreense, onde apareceu Galeno a rematar de primeira, sem deixar cair, para o fundo das redes da equipa da casa.

A equipa orientada por José Gomes apostou muitas vezes no controlo da posse de bola e na criatividade para criar oportunidades de chegar perto da área do Torreense, com Galeno, Tarantini e Diego Lopes em evidência, a surgirem muitas vezes no corredor direito do ataque da equipa rioavista.

O segundo golo da equipa da Liga surgiu aos 23 minutos, de livre direto, depois de uma falta cometida por Patas Moreno sobre Diego Lopes. Foi o próprio médio brasileiro a assumir a cobrança, sem hipóteses de defesa para Nuno Hidalgo, com a bola a entrar no canto superior esquerdo da baliza do Torreense.

O emblema de Torres Vedras tentou reagir aos dois tentos sofridos, dando a resposta quatro minutos depois do golo de Diego Lopes, por intermédio do melhor marcador da equipa, Pedro Bonifácio, assistido por Hélio Vaz, trouxe nova esperança à equipa da casa.

O treinador visitado, Rui Narciso, mexeu na equipa ao intervalo e fez entrar Mamadu Camará para a saída do "apagado" Ailong, que passou ao lado do jogo. O avançado, natural da Guiné-Bissau, foi um dos jogadores mais inconformados da equipa do Torreense, mas sem grandes danos para a defesa do Rio Ave, que chegou ao terceiro golo aos dez minutos da segunda parte.

Após confusão na grande área, Carlos Vinícius aproveitou uma «sobra» e não desperdiçou a oportunidade de apontar o "golo da tranquilidade" do Rio Ave, numa altura em que mais perto estaria o Torreense de apontar o tento da igualdade do que a equipa de José Gomes marcar o 3-1.

O Rio Ave tornou-se menos atrevido a partir daí, mas, ao contrário do que seria de esperar pelo desenrolar do encontro, caminhou para uma ‘gorda’ vantagem que só terminou com uma mão cheia de golos.

Carlos Vinícius bisou e dilatou a vantagem da equipa rioavista no encontro, lá está, numa altura em que o emblema de Vila do Conde estava a apostar mais no controlo e posse de bola.

Aos 65 minutos, o Rio Ave beneficiou de um penálti, após falta de Patas Moreno sobre Galeno, mas João Schmidt, na conversão, atirou para defesa de Nuno Hidalgo.

O quinto golo do Rio Ave na partida surgiu em cima do minuto 90, por intermédio do recém-entrado Bruno Moreira, que fixou o resultado final em 5-1 para a formação de Vila do Conde.

O Rio Ave segue para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, enquanto o Torreense despede-se da competição, à semelhança do que aconteceu na temporada passada, na terceira eliminatória da prova-rainha.

FICHA DE JOGO

3ª eliminatória da Taça de Portugal

Campo Manuel Marques, em Torres Vedras

TORREENSE: Nuno Hidalgo, Tomás Silva, Fábio Santos, Rui Burguette, Pedro Bonifácio, Rui Batalha (Leonardo Morais, 59m), Yang Ailong (Mamadu Camará, 46m), Hélio Vaz, Danilson Ribeiro, André Perre e Patas Moreno (Tomás Jorge, 73m).

RIO AVE: Leo Jardim, Matheus Reis (Afonso Figueiredo, 71m), Nélson Monte, Toni Borevkovic, Tarantini, Diego Lopes, João Schmidt, Nadjack, Gabrielzinho (Gelson Dala, 79m), Wenderson Galeno e Carlos Vinícius (Bruno Moreira, 79m).

Disciplina: cartão amarelo para Patas Moreno (23m), Tomás Silva (41m), Matheus Reis (44m), Pedro Bonifácio (65m), Diego Lopes (90m).

Golos: 0-1 por Galeno, aos 3m; 0-2 por Diego Lopes, aos 24m; 1-2 por Pedro Bonifácio, aos 28m; 1-3 por Carlos Vinícius, aos 55m; 1-4 por Carlos Vinícius, aos 64m; 1-5 por Bruno Moreira, aos 90m.

Continue a ler esta notícia