(Ainda) Detentor da Taça de Portugal, o Sporting foi eliminado logo no primeiro jogo em que defendia esse estatuto. Provocada pelo Alverca, que venceu por 2-0, esta queda não é inédita na Taça de Portugal, mas é bem rara.

A prova disso é que, em mais de meio século, foi apenas a segunda vez que o detentor do troféu caiu à primeira: a anterior tinha sido em 2006/07, quando o FC Porto, então orientado por Jesualdo Ferreira, foi surpreendido em casa pelo Atlético, do terceiro escalão, com um golo do brasileiro David (0-1). Era então a quarta eliminatória da Taça, mas a primeira que os «dragões» disputavam essa época.

Para encontrarmos outros casos é preciso recuar bem mais no tempo, e para épocas em que os moldes da prova eram diferentes e os principais emblemas do futebol português tinham “apenas” de ultrapassar três rondas para chegar à final.

Primeira vencedora da Taça de Portugal, em 1938, a Académica foi eliminada logo na primeira eliminatória da edição seguinte, mas eram os oitavos de final, e a duas mãos (a Briosa venceu em casa o Boavista, por 5-1, mas depois perdeu por 5-0).

O mesmo se aplica ao Benfica de 1953/54, que defendia o troféu mas foi eliminado nos oitavos de final, pelo Sporting… em três jogos. As águias começaram por perder 3-2 no Estádio Nacional, depois venceram a segunda mão por 2-1, no mesmo palco, e no «tira-teimas» foram derrotadas na Tapadinha, por 4-2.

A bem dizer, o próprio Sporting já tinha passado por esta situação, mas nesses moldes diferentes da prova. Em 1948/49 os leões foram eliminados logo na primeira ronda que disputaram, mas tratavam-se dos dezasseis-avos.

A 17 de abril de 1949 o Sporting jogou no Campo Abel Alves de Figueiredo sem Jesus Correia, Peyroteo e Travassos, e ainda que tenha entrado a vencer, com um golo de Armando Ferreira (12m), sofreu depois a reviravolta, com tentos de Catolino (20m) e Mendes (83m) para o emblema de Santo Tirso.

Setenta anos depois o Sporting voltou a cair à primeira quando tinha estatuto de detentor da prova-rainha.

Toda a atualidade do Sporting

Nuno Travassos