Taça: Famalicão-Académica, 1-0 (crónica) - TVI

Taça: Famalicão-Académica, 1-0 (crónica)

Toni Martinez elimina estudantes

Relacionados

O Famalicão está de volta aos oitavos de final da Taça de Portugal cinco anos depois da última presença, juntando agora ao excelente início de temporada na Liga a passagem à fase seguinte da prova-rainha. Um golo do capitão Toni Martinez a fechar a primeira parte foi o suficiente para deixar a Académica pelo caminho.

Sem grandes alterações, a equipa de João Pedro Sousa entrou em campo a tentar mandar no jogo. Aos 13 minutos a primeira oportunidade para os minhotos: Fábio Martins marcou o canto na esquerda, mas o cabeceamento de Riccieli embateu no poste e a bola terminou nas mãos de Mika. Na jogada seguinte Fábio Martins rematou contra um adversário à entrada da área e na recarga Riccieli atirou à figura.

O Famalicão controlava a posse de bola e a Académica apostava no ataque-rápido, mas o jogo mantinha-se morno, e nem o apoio dos adeptos servia como catalisador.

Foi preciso chegar aos últimos cinco minutos da primeira parte para haver emoção no Municipal de Famalicão. Aos 40 minutos Barnes rematou forte, mas a bola foi à malha lateral. A primeira ameaça da Académica motivou a equipa da casa. Aos 42 minutos Toni Martinez, isolado em frente a Mika, rematou à figura. Foi um aviso. Mesmo antes do intervalo, o avançado espanhol fez o seu quarto golo esta temporada, após uma jogada para ver e rever de Roderick.

Conforme a tarde arrefecia em Famalicão, o jogo aquecia. No início da segunda parte o Famalicão parecia mais perto do segundo do que a Académica do empate. Por três ocasiões os jogadores do Vila Nova podiam ter feito o 2-0, primeiro por Toni Martinez, depois por Fábio Martins e por último foi Riccieli a falhar.

A partir dos 70 minutos a Académica conseguiu equilibrar e chegou mesmo a introduzir a bola na baliza de Vaná, mas o lance foi invalidado por um controverso fora-de-jogo de Silvério. Já em tempo de compensação, os estudantes pediram grande penalidade num lance em que Traquina surgiu frente-a-frente com o guarda-redes famalicense. Na jogada seguinte, Djoussé atirou ao lado.

Depois de ter eliminado o Portimonense na terceira eliminatória desta edição da Taça de Portugal, a Académica termina a sua participação na prova com uma derrota por 1-0 frente ao Famalicão. Num jogo em que foi melhor o resultado do que a exibição, valeu o golo de Toni Martinez aos 45 minutos para os famalicenses seguirem para a próxima fase.

FICHA DE JOGO

Estádio Municipal de Famalicão

Assistência:  1,924

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto)

FAMALICÃO: Vaná, Centelles, Riccieli, Roderick, Diogo Gonçalves, Gustavo Assunção, Racic, Pedro Gonçalves (Guga, 71m), Rúben Lameiras (Walterson, 61m), Toni Martinez, e Fábio Martins (Cafu Phete, 88m).

ACADÉMICA: Mika, Mike Moura, Zé Castro, Silvério, Mauro Cerqueira, Marcos Paulo, Ricardo Dias (Djoussé, 73m), João Mendes (Leandro Silva, 65m), Barnes, Traquina e Derick (Hugo Almeida, 79m).

Ao intervalo: 1-0

Marcador: Toni Martinez (45m)

Disciplina: cartão amarelo a Barnes (10m), Fábio Martins (43m), Toni Martinez (75m) e Silvério (79m).

Resultado final: 1-0.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE