Concorrência chinesa e subida de preços atormentam empresas - TVI

Concorrência chinesa e subida de preços atormentam empresas

Negócios da China

Os empresários portugueses não estão tão assustados pelo possível aumento das taxas de juro quanto se poderia pensar. Na verdade, existem outros tormentos mais penosos e a concorrência chinesa é quem lidera a lista.

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De acordo com o 5º barómetro de confiança empresarial, realizado pela empresa Eurofactor, a principal preocupação das pequenas e médias empresas (PME) é a concorrência de economias emergentes, nomeadamente a chinesa.

Na lista das preocupações seguem-se as alterações no preço das matérias-primas, o aumento do preço da energia, e só na quarta posição surgem as alterações às taxas de juro revelou esta terça-feira, em conferência de imprensa, o Director-geral da Eurofactor, Rui Esteves.

Já Espanha está atenta, principalmente ao preço das matérias-primas (21%) e mudanças no custo de energia (19%).

O estudo revela que a maioria das PME (58%) estão optimistas, estando 39% à espera que o volume de vendas aumente e 38% a prever um crescimento dos lucros.

Metade das empresas vai investir mais

De resto, as perspectivas de investimento também parecem ser positivas, 58% das PME questionadas prevêem aumentar o investimento este ano.

Para a grande maioria, o mercado interno continua a ser o mais atractivo, com 85% do volume de negócios a ser realizado com clientes nacionais, onde o peso do sector público é de 8%.

As prioridades das empresas para os próximos tempos passam agora pelo marketing e publicidade, onde a percentagem é de 36%, e equipamentos de produção, com 34%.

Empresas portuguesas são das que mais demoram a pagar contas

As empresas portuguesas confirmam a fama de más pagadoras. O estudo revela que, em média, as PME nacionais demoram 94 dias a pagar as contas. Este é o prazo mais elevado dos sete países analisados pelo estudo (Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Reino Unido).

O mesmo acrescenta ainda que cerca de 84% têm incobráveis e que 74% das PMe recorrem a «outsourcing» na gestão da conta de clientes. Os serviços mais requisitados são os advogados (52%), revisores oficiais de contas (38%) e seguro de crédito (22%).
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