Spotify diz-lhe quais são as músicas mais populares em 900 cidades - TVI

Spotify diz-lhe quais são as músicas mais populares em 900 cidades

  • Élvio Carvalho
  • 13 jul 2015, 18:36
Spotify (REUTERS/Dado Ruvic)

Serviço de streaming lançou uma nova ferramenta que permite saber que músicas os utilizadores mais ouvem, seja em Lisboa, Porto, Berlim, Madrid ou Rio de Janeiro

Relacionados
Que os gostos musicais variam consoante os países e regiões não será uma novidade, mas já imaginou poder saber exatamente que músicas estão na moda noutras partes do mundo? Se usa o " Spotify" já pode descobrir.

O serviço de streaming criou um conjunto de listas de reprodução a partir das músicas mais ouvidas em 867 cidades de todo o mundo, e juntou-as num mapa onde os utilizadores podem descobrir as tendências de uma zona específica.

                 
                                        Clique na imagem para seguir para o mapa 

O mapa é atualizado a cada duas semanas, para que os utilizadores do serviço possam acompanhar as mudanças nas tendências de cada local. Cada atualização implica a análise de 20 mil milhões de músicas escutadas pelos utilizadores.
 
A nova funcionalidade confirma que existe uma preferência pelos artistas locais, e nacionais, em detrimento de outros, o que torna a ferramenta ainda mais interessante, para quem queira descobrir artistas estrangeiros que não alcançam a popularidade à escala global.
 
Pontos em comum à escala global só mesmo a preferência pelo hip-hop, o género que mais aparece, independentemente da geografia ou língua.
 
Por cá, “ Agir” está na moda e ocupa a primeira posição em quase todas as playlists. As diferenças notam-se nos lugares seguintes das tabelas, com Lisboa a preferir “ Márcia”, o Porto os D.A.M.A., Braga o Dj Ademar e Boy Teddy. Leiria destaca-se pela diferença e coloca Diogo Piçarra no número um.

Pelo mundo, Berlim ouve “Mia”, o Rio de Janeiro prefere Mc Nego do Bordel, Londres vibra com Jamie XX e Madrid ouve Andrés Suárez.
 
As listas podem ser incorporadas em páginas e são atualizadas automaticamente. Se preferir pode consultá-las AQUI.
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE