A Antártida vai ter a maior reserva marinha do mundo - TVI

A Antártida vai ter a maior reserva marinha do mundo

Pinguins no Mar de Ross, Antártida

A nova reserva tem uma área de 1,55 milhões de quilómetros quadrados. Este santuário marinho localiza-se no Mar de Ross, um dos oceanos mais importantes do mundo do ponto de vista ecológico.Cientistas e ativistas consideraram este acordo histórico

Será a maior reserva marinha do mundo. Responsáveis de 24 países e da União Europeia chegaram a acordo para declarar uma vasta área da Antártida como zona protegida.

Depois de cinco anos de negociações, o acordo foi concluído durante a reunião anual da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártida em Hobart, Austrália. 

A nova reserva tem uma área de 1,55 milhões de quilómetros quadrados. É o equivalente ao território de Espanha e de França.

Este santuário marinho localiza-se no Mar de Ross, um dos oceanos mais importantes do mundo do ponto de vista ecológico por ser um dos últimos ecossistemas marinhos intactos, que acolhe pinguins, focas e baleias.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia, Murray McCully, explicou que para se obter o aval de todos os responsáveis foi necessário fazer algumas mudanças no texto. Ainda assim, garantiu que o acordo final abrange a proteção da vida marinha, a pesca sustentável e os interesses dos cientistas.

Cientistas e ativistas consideraram este acordo histórico. 

 

 

Continue a ler esta notícia